Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

10 de maio de 2014

O DEUS ESTILISTA


 
Estilista é aquele que, na moda cria coleções de roupas e acessórios, exercendo forte influência sobre a maneira como as pessoas se vestem e criando tendências de mercado. Ser estilista, não é apenas ser desenhista de moda, e sim criar um vestuário adequado a cada tipo de pessoa. Já pensou no nosso Deus como um estilista? Adão e Eva pensavam nele assim. Antes de Adão e Eva pecar, eles não precisavam de roupas, viviam envolvidos por uma “veste de luz". Depois de pecar esconderam-se nas moitas e começaram a fazer roupa de folhas de figueira.

Eles estavam sofrendo as consequências imediatas do pecado: medo e vergonha. Por isso se esconderam, por isso se cobriram, mas a cobertura confeccionada era insuficiente – as folhas secaram.

Em Gênesis 3:21 encontramos o primeiro sermão do evangelho. Sermão feito não por pregadores, mas pelo próprio Deus. Não com palavras, mas com atos. Um espanto! Quer ver como Deus responde aos nossos pecados?

"O SENHOR Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher."

Essa única sentença sugere três cenas poderosas:

Cena 1:
Deus mata um animal. Pela primeira vez na história da terra, o chão é manchado de sangue. Sangue inocente. O animal não cometeu pecado, não merecia morrer. Adão e Eva mereciam morrer, mas viveram. O animal merecia viver, mas morreu.

Cena 2: Deus faz roupas de pele. Agora, o criador das estrelas vira alfaiate.

Cena 3: Deus veste Adão e Eva.

Eu gostaria muito de ver esta cena! Adão e Eva estão de saída do jardim. Deus aponta para as roupas de folhas e diz balançando a cabeça: "Essas folhas de figueira jamais servirão." Ele apresenta as novas roupas recém-confeccionadas. Mas não joga as roupas aos pés deles dizendo para que se vistam. Ele mesmo veste-os. "Fique quieto, Adão. Vamos ver se serve."

Como uma mãe que veste o bebê; como o pai que fecha a jaqueta do filho na pré-escola; como a enfermeira colocando o jaleco sobre a paciente assustada; Deus veste seus assustados filhos: “Adão, coloca a perna aqui, Eva, passa o braço por trás”.

Ele não faz o mesmo por nós? Comemos nossa porção do fruto proibido. Dizemos o que não devíamos dizer, vamos aonde não devíamos ir, pegamos frutos de árvores em que não devíamos tocar. E quando fazemos isso escondemo-nos. Costuramos folhas de figueira com nossas próprias mãos para encobrir nossos pecados: desculpas esfarrapadas, justificativas frágeis. Cobrimo-nos com boas obras, mas uma rajada do vento da verdade, e estamos nus de novo — totalmente nus em nossos fracassos.

Então, o que Deus faz? Exatamente o que fez para nossos pais no jardim. Ele derramou sangue inocente oferecendo a vida de seu Filho. E da cena do sacrifício, o Pai pega um manto — não a pele de um animal — mas o manto de justiça. E será que ele joga o manto na nossa direção e diz para nos vestirmos? Não, ele mesmo nos cobre. Ele nos veste com Seu próprio filho. "Os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram" (Gálatas 3:27).

Voltando à cena no Éden, você notou a passividade de Adão e Eva? Eles não fizeram nada. Absolutamente nada, apenas aceitaram ser vestidos. Foram passivos no processo e nós também somos. "Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus" (Efésios 2:8 e 9).

Escondemo-nos, Ele nos procura. Trazemos pecado, Ele traz sacrifício. Experimentamos folhas da figueira, Ele traz o manto de justiça. Somos então deixados para entoar o cântico do profeta: "Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com jóias.” (Isaías 61:10).



Por Jómarson Dias

BIBLIOGRAFIA
Max Lucado. Um Amor Que Vale a Pena
 
FONTE:
 http://www.thambeo.com/2012/04/o-deus-estilista.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário