Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

1 de maio de 2014

MOISÉS MORREU OU NÃO MORREU? (outra visão)


Mateus 17:1-9; Marcos 9:2-10 e Lucas 9:28-36 revelam-nos a transfiguração de Jesus, ao lado de Moisés e Elias, os três diante de Pedro, Tiago e João.
 
Mas, como pode Moisés estar ali, se ele estava morto?
Esta é uma pergunta que muitos se fazem, e alguns procuram arquitetar alguma maneira para eliminar a morte de Moisés, ou mesmo ressuscitá-lo, para que tenha sentido a sua vida ali. Mas, tanto eu afirmar que ele não morreu, estou eliminando o que as Escrituras dizem. E se eu afirmar que ele ressuscitou, após sua morte, estou afirmando algo que as Escrituras não dizem.
Então, como explicar esta passagem?

O Original hebraico concorda que Moisés Morreu!
Antes de explicar a passagem em si, vamos analisar o fato da morte de Moisés:
Existe alguma possibilidade, pelas Escrituras, de provar que Moisés não morreu? A resposta é: não! Moisés realmente veio a óbito e foi sepultado, diferentemente de Elias, que foi arrebatado.

Assim morreu ali Moisés, servo de YHWH, na terra de Moabe, segundo a palavra de YHWH. Foi sepultado no vale da torrente na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; mas ninguém tem sabido até hoje o lugar da sua sepultura. Tinha Moisés cento e vinte anos quando morreu; não se lhe escureceu a vista, nem se lhe fugiu o seu vigor.” Deuteronômio 34:5-7

Vamos comparar alguns trechos bíblicos, utilizando o original em hebraico:
Gênesis 5:5 = ... e morreu. [וימת ...]
Gênesis 5:8 = ... e morreu. [וימת ...]
Gênesis 5:11 = ... e morreu. [וימת ...]
Gênesis 5:14 = ... e morreu. [וימת ...]
Juízes 10:5 = E morreu..., e foi sepultado... [... וימת  ... ויקבר]
Juízes 12:10 = Então faleceu... e foi sepultado...  [... וימת  ... ויקבר]
Juízes 12:12 = E faleceu... e foi sepultado... [... וימת  ... ויקבר]
Deuteronômio 34:5 = Assim morreu ali Moisés... [... וימת שם משה]
Deuteronômio 34:6 = Foi sepultado... [... ויקבר]

Os textos acima foram separados para explicar o texto de Deuteronômio. Ou seja, se falarmos que Moisés não morreu, então teremos que falar que Adam, Sete, Enos e outros personagens citados em Gênesis 5 e no decorrer da Palavra, também não morreram. A palavra hebraica para “e morreu” é a mesma que em Gênesis, Juízes e demais livros do Tanach: WYMT [וימת].
Além disso, Moisés foi enterrado. E o texto não dá margens para dizer que ele foi enterrado pelo próprio Deus. Não é isso que o escritor do último capítulo do livro de Deuteronômio quis dizer. O termo hebraico WYKVR [ויקבר] significa “foi sepultado”, como consta na tradução da Sociedade Bíblica do Brasil, e não como se Deus o tivesse sepultado, como a maioria das traduções dá a entender... A tradução da SBB está de acordo, por exemplo, com a tradução dos versículos de Juízes que podemos ver acima. Soa até estranho o fato das Bíblias traduziram a mesma palavra em Juízes, e demais livros, como “foi sepultado”, e em Deuteronômio como “E Ele o sepultou...”
Sendo assim, as pessoas enterraram Moisés, embora, depois, ao procurarem a sepultura, não mais conseguiram identifica-la. Deus havia escondido o corpo de Moisés para o povo, provavelmente, não adorá-lo.

A Bíblia concorda que Moisés Morreu!
Quem força uma possível “não morte” de Moisés, despreza textos como:
E morre no monte ao qual subirás; e recolhe-te ao teu povo, como Arão teu irmão morreu no monte Hor, e se recolheu ao seu povo.” Deuteronômio 32:50

Tinha Moisés cento e vinte anos quando morreu; não se lhe escureceu a vista, nem se lhe fugiu o seu vigor.” Deuteronômio 34:7

“E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.” Josué 1:1,2

Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.” Judas 1:9
Textos como estes acima não dão margem para acreditar-se que Moisés não morreu, pelo contrário. Deus havia dito que ele morreria no alto de um monte, assim como Arão, seu irmão, morrera. Além disso, a Bíblia nos conta a idade que ele tinha ao morrer, o pronunciamento de Deus a Josué após sua morte, reafirmando este fato, e a batalha entre Miguel e o Inimigo acerca do corpo dele. Bom, se houve uma luta por causa apenas do corpo, é porque seu espírito e alma já não estavam mais ali.

Então, como Moisés, morto, apareceu para os vivos?
É importante lembrar que os mortos não têm acesso aos vivos (Deuteronômio 18:11; Eclesiastes 9:5; Isaías 8:19; Lucas 16:26,30,31).
Em segundo lugar, é preciso analisar o contexto:
1. Logo após a multiplicação dos pães e peixes, segue-se uma conversa entre Jesus e seus discípulos, onde Pedro reconhece que Jesus é o Messias esperado (Mateus 16:16; Marcos 8:29; Lucas 9:20);

2. A partir desta afirmação magnifica, Jesus começa a compartilhar a eles sobre Sua futura morte e ressurreição ao terceiro dia (Mateus 16:21; Marcos 8:31; Lucas 9:22), ou seja, embora Ele realmente fosse o Messias desejado pelos judeus, ainda sofreria muito e morreria, antes de ser honrado e vir como Rei dominador;

3. Mas, em meio à revelação de Seu futuro Reino, mas de Sua anterior morte, Jesus faz uma estranha promessa aos Seus discípulos: alguns dentre eles o veriam em Sua glória e Reino futuros antes de morrerem (Mateus 16:27,28; Marcos 9:1; Lucas 9:26,27).
Se não entendermos este contexto, não entenderemos o que aconteceu no episódio da transfiguração. Os três relatos, tanto Mateus, quanto Marcos e Lucas, são enfáticos: passados alguns dias após essa declaração, Pedro, Tiago e João tiveram o privilégio de verem essa glória e este Reino, antes dos três morrerem (Mateus 17:1-9; Marcos 9:2-10; Lucas 9:28-36).
Ou seja, Pedro, Tiago e João, ao contemplarem Jesus em glória ao lado de Moisés e Elias, estavam contemplando um futuro bem distante deles.

Isso foi necessário porque os judeus tinham uma visão errada do Messias. Eles esperavam que o Messias derrotasse o império Romano, assumisse logo o reino mundial e estabelecesse Israel como o centro do planeta.
Mas, ao contrário do que eles esperavam, naquela vinda Jesus iria sofrer muito e morrer na frente deles. A expectativa deles seria frustrada.
Pensando nisso, Jesus trouxe a eles uma esperança de que, mesmo que eles morressem sem ver o Reino de Jesus vindo sobre a terra, um dia Jesus reinaria.
Ou seja, Pedro, Tiago e João, ao contemplarem Jesus em glória ao lado de Moisés e Elias, eles foram como que transportados para o futuro, quando Moisés já estará ressuscitado, e estará ao lado de Jesus.

Pedro explica este episódio da seguinte forma:
Pelas quais Ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina,... Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo... E tenho por justo, enquanto estiver neste tabernáculo, despertar-vos com admoestações, sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado... Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a Sua majestade. Porquanto Ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido. E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo;” II Pedro 1:4-18

Enfim, no episódio do monte, quando eles ouviram esta voz, foi revelado a Pedro, Tiago e João a futura glória de Jesus e, mais tarde, entenderam que a cruz não seria o final da história:
Um dia, quando Jesus estabelecer Seu reino, não somente Moisés, mas Abraão, Isaque, Jacó, e diversos outros servos de Deus que morreram na fé, estarão diante dEle aqui na Terra, celebrando a vitória, pois todos, sem exceção, foram salvos por Sua morte e ressurreição (Daniel 12:13; Mateus 8:11; Lucas 13:28; I Tessalonicenses 4:15-17). Por isso, Elias e Moisés conversavam com Jesus sobre a Sua morte, pois eternamente os homens serão favorecidos por este fato. Este será o assunto da eternidade. O amor de Deus que se entregou por nós e nos livrou da condenação eterna! Glórias a Deus!

Ao descer do monte, Jesus faz a seguinte declaração:
A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos.” Mateus 17:9
Sim, ao verem Moisés e Elias, com Jesus glorificado, os três discípulos tiveram uma visão profética. Algumas vezes, o termo “visão” indica o sentido dos olhos, mas, em sua maioria, se trata de um discernimento espiritual (Gênesis 15:1; 46:2; Números 24:4,16; I Samuel 3:15; II Crônicas 32:32; Jó 20:8; 33:15; Salmos 89:19; Isaías 1:1; 13:1; 21:2; 22:1,5; 29:7,11; Ezequiel 7:13,26). E não foi privilégio apenas desses três o fato de terem visto a futura glória de Jesus. Na lista deles estão Enoque (Judas 14,15), Isaías (Isaías 6:1-5), Daniel (Daniel 7:13-18,22,27) etc.

Por último, há uma menção, tanto durante o episódio no monte, quanto na menção por Pedro em sua carta, sobre o termo “tabernáculo”:
E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias.” Mateus 17:4
E tenho por justo, enquanto estiver neste tabernáculo, despertar-vos com admoestações, sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado.” II Pedro 1:13-14

Mas, qual a ligação desta palavra com a visão? Por que Pedro usa esta palavra?
 
A Festa dos Tabernáculos é uma profecia de um tempo onde judeus e gentios celebrarão ao Senhor por terem finalmente chegado ao tempo em que não estaremos mais “no deserto” (Levítico 23:33-43; Deuteronômio 16:13-16; 31:10-13; II Crônicas 8:13; Esdras 3:4; Neemias 8:14-17; Zacarias 14:16-19).
Enquanto esteve aqui entre nós, Jesus não celebrou esta festa, pois sabia que ela só será concretizada quando o Seu Reino for implantado na terra (João 7:2-8).

Pedro viu este dia chegar, na visão do monte...



FONTE:
http://ameabiblia.blogspot.com.br/search/label/Mois%C3%A9s%20morreu! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário