Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

16 de fevereiro de 2014

CURIOSIDADES BÍBLICAS

 
O NOME “JACÓ” SIGNIFICA USURPADOR?



Por Jones Mendonça

É comum ouvirmos pessoas dizendo que o nome Jacó (Yacob) significa usurpador, mas será isso verdade? É preciso ler dois textos para que essa confusão seja eliminada. O grande problema é que as palavras “calcanhar” (yaqeb), “Jacó” (yaqob) e “enganador” ou “usurpador” (yaqab) possuem pronuncias muito semelhantes no hebraico. Esaú, após ser enganado por seu irmão diz: “não se chama com razão Jacó (yacob), visto que já por duas vezes me enganou (yaqab)?”. Na verdade o nome Jacó não significa usurpador como muitos ensinam. Esse nome tem sua origem provável na Mesopotâmia, provavelmente uma forma abreviada de yacob-el, que ocorre em inúmeros documentos antigos. Esaú faz apenas um jogo de palavras. É como se ele dissesse: “não se chama com razão yacob, visto que já por duas vezes me yaqab?”. Para complicar ainda mais, essas palavras se parecem muito com uma outra “yaqeb”, que significa “calcanhar”.

Poderíamos dizer que Yaqob (Jacó), que puxou o yaqeb (calcanhar) de Esaú e acabou se tornando seu yaqab (enganador).

Veja abaixo os textos:
Gn 25:26 - Depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; pelo que foi chamado Jacó. E Isaque tinha sessenta anos quando Rebeca os deu à luz.

'achar yatsa' . 'ach . . . yad . 'achaz . 'esav 'aqeb (calcanhar) . . shem . qara' ya'aqob (Jacó) yitschaq shishshiym shaneh ben . . yalad

Gn 27:36 - Disse Esaú: Não se chama ele com razão Jacó, visto que já por duas vezes me enganou? tirou-me o direito de primogenitura, e eis que agora me tirou a bênção. E perguntou: Não reservaste uma bênção para mim?

. . 'amar . . . kiy qara' - shem ya'aqob (Jacó) . . . 'aqab (enganou). zeh pa'am pa'am . laqach . . bekowrah hinneh 'attah . . laqach . . berakah . . 'amar . . . 'atsal .
berakah 

FONTE:

http://numinosumteologia.blogspot.com.br


 ******


A ORIGEM DOS SAMARITANOS

Você sabia?

Que a origem dos samaritanos remonta à época em que o Reino de Israel foi conquistado pelos assírios (722 a.C)? Estes, quando invadiram o país transformando-o em colônia, instalaram estrangeiros de muitas outras regiões. Com o tempo, eles foram se misturando com os israelitas que lá permaneceram, formando uma raça considerada impura pelos judeus. 

Os samaritanos, porém, sempre observaram escrupulosamente as prescrições da Lei ou Pentateuco. Não aceitavam os outros escritos do Antigo Testamento e não freqüentavam o Templo de Jerusalém. O único lugar de culto deles era o monte Garizim (ou Gerizim), que ficava no Norte. Acreditavam na vinda do Messias, que chamavam de Taeb (= Aquele que volta). Esse messias, porém, não seria descendente de Davi, como pensavam os judeus, mas sim um novo Moisés. 

Dois textos dos Evangelhos falam especificamente dos samaritanos: o capítulo 4 do Evangelho de São João e a parábola do Bom Samaritano, que está em Lucas (10:25­-37). Ainda hoje existe um grupo de samaritanos, que conserva seus costumes e crenças.
Joachim Jeremias nos diz que R. Eliezer (90 d.C) proibia comer um animal morto por um samaritano, porque a intenção do samaritado [durante o sangramento] está geralmente voltado para o culto dos ídolos. Ele diz ainda que algumas décadas antes da destruição do templo (em 70 d.C) foi posta em vigor uma determinação que considerava os samaritaos impuros desde o berço.

Fontes:
AA.VV., Bíblia. Os Caminhos de Deus II, Coleção Grandes Impérios e Civilizações. Madrid: Edições del Prado, 1996.
JEREMIAS, Joachim. Jerusalém no tempo de Jesus. São Paulo: Paulus, 1983.
BÍBLIA DE JERUSALÉM: nova edição, revista e ampliada. São Paulo. Paulus, 2003.
Imagem:
CORNELIS VAN HAARLEM
O Bom Samaritano
1627
Óleo sobre tela, 32 x 23 cm
Coleção privada
FONTE:
http://numinosumteologia.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário