Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

7 de fevereiro de 2014

As 10 pragas do Egito, ou os 10 deuses do Egito?


 

Por Ricardo Moreira Braz do Nascimento

O livro de Êxodo nos conta a história da saída do povo de Deus do Egito para a terra prometida. Sabemos desta história, na sala de crianças aprendemos sobre as 10 pragas do Egito e de como Deus envergonhou a faraó e libertou o povo bravamente.

No entanto, hoje quero detalhar melhor sobre as pragas e mostrar a todos que em cada praga Deus estava desafiando um deus do Egito. Farei tudo de forma bem resumida com o objetivo de falar apenas sobre os deuses e qual sua função. 
 

As 10 Pragas do Egito

 
1ª praga: Ex 7.14

Água do Nilo se transformaram e sangue.

Esta praga faz referencia a Hápi (deus do Nilo); como o rio Nilo é essencial à economia e até a sobrevivência da nação, todos podem imaginar como este deus era importante na cultura local.


2ª praga: Ex 8.1

Rãs


Esta praga afronta a Hegt (deusa Rã); parece-nos que o poder desta deusa não foi capaz proteger seus súditos. Já pensou, um monte de rãs pelas ruas ou então pulando em você?


3ª praga: Ex 8.19

Piolhos


Esta praga desafia Tot, o senhor da magia. Os magos não eram capazes de realizar qualquer tipo de magia em virtude da presença destes pequenos seres pelo corpo. Já pensou um simples piolho e ninguém mais pode reverenciar seu deus !?


4ª praga: Ex 8.20-23

Moscas


Ptah, deus criador do universo. O Deus verdadeiro enviou moscas sobre todo o Egito e ele nada pode fazer. Quem é mesmo o criador do universo?


5ª praga: Ex 9.1

Peste no gado


Hator e Ápis, deus-touro e deusa-vaca (respctivamente); eram fiéis depositários da fé dos egípcios para proteção do animais. Sem comentários sobre a total impotência deles diante do nosso Deus.


6ª praga: Ex 9.8

Tumores e Ulceras


Desafio a Ísis, senhora da medicina, deusa da cura e dos remédios. Parece que os egípcios clamaram em vão para curar os tumores e ulceras que nosso Deus colocou sobre eles. 


7ª praga: Ex 9.22

Trovões e Saraiva

Reshpu, deus muito importante, já que controlava as chuvas, ventos e trovões. Então era ele quem decidia se a plantação seria bem regada ou não; além de controlar os desastres ambientais e tudo mais. Mais um deus que ficou de “pés e mãos atadas” na defesa de seus fiéis.


8ª praga: Ex 10.7-11

Gafanhotos


Esta praga desafia Min, deus da fertilidade e protetor das colheitas. Como os gafanhotos comeram toda a plantação, onde será que estava Min que não viu isto.


9ª praga: Ex 10.21

Três dias de trevas


, o deus-sol e Hórus um deus solar foram completamente desmoralizados. O deus do sol no escuro por falta de sol. Quem será o verdadeiro Deus do Sol?


10ª praga: Ex 11.1

A morte do primogênito


Esta nós aprendemos na escola. O próprio faraó era considerado um deus no Egito. Ou então Amon-Rá, rei dos deuses e força criadora de vida e deixou morrer um filho de cada lar, até dos animais. Quem será o verdadeiro Deus da Vida.
 
***************
"A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir.
Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé!"
Lucas 12:22;27;28


 http://comunidadeabiblia.net/teologia/estudos-biblicos/as-10-pragas-do-egito-ou-os-10-deuses-do-egito.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário