Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

4 de janeiro de 2014

Estudo mostra as reações do corpo humano a cada tipo de emoção

Mapa mostra reações do corpo a cada emoção (Foto: Lauri Nummenmaa, Enrico Glerean, Riitta Hari e Jari Hietanen/Divulgação)
Mapa mostra reações do corpo a cada emoção (Foto: Lauri Nummenmaa, Enrico Glerean, Riitta Hari e Jari Hietanen/Divulgação)

'Mapa' mostra temperatura do corpo de acordo com o sentimento.
Pesquisa foi feita com pessoas de diferentes regiões e culturas.

Um estudo finlandês publicado nesta semana desenhou um “mapa das sensações corporais”. O esquema traz várias figuras humanas, destacando a temperatura de cada parte do corpo, de acordo com a emoção que a pessoa está sentindo no momento.

O esquema é o resultado de cinco experiências feitas com 701 participantes de diferentes regiões do mundo -- e de diversas culturas --, que apontaram as alterações fisiológicas associadas a cada sentimento. Para a equipe de Lauri Nummenmaa, da Universidade de Aalto, a pesquisa sugere que as emoções são culturalmente universais, e mudanças nesse mapa poderiam indicar distúrbios emocionais.

A imagem mostra os resultados da pesquisa, sendo que as partes em amarelo são as mais quentes, e as em azul, as mais frias. O estudo foi publicado pela “PNAS”, revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA.


http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/01/estudo-mostra-reacoes-do-corpo-humano-cada-tipo-de-emocao.html











Nenhum comentário:

Postar um comentário