Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

18 de dezembro de 2013

9 curiosidades espalhadas pela internet que são falsas


Todo mundo adora curiosidades. Mas algumas vezes essas pequenas pílulas de conhecimento não chegam a ser exatamente verdade. E em outras vezes são apenas uma grande mentira. Como essas! 

Juntamos nove fotos diferentes que você já deve ter visto pela internet. Elas são ligadas a curiosidades inacreditáveis da história – inacreditáveis, muitas vezes, por serem mentira. 

Algumas vezes as imagens em si foram modificadas. Em outras vezes acompanham legendas erradas. Mas nenhuma delas é o que querem que você acredite.


1) A classe econômica de um avião era assim nos anos 1960?

original

Adoramos romantizar os tempos passados das viagens aéreas. E sim, em alguns aspectos os voos comerciais eram mais luxuosos. Mas aqui no século 21 frequentemente esquecemos dos preços altíssimos, velocidades baixas e a terrível discriminação das linhas aéreas de ontem.
A foto acima supostamente mostra “Assentos da Classe Econômica em um Pan-Am 747″ nos anos 60. O problema? Não é um avião real. É uma montagem produzida pela Boeing para mostrar como o 747 poderia se parecer.
Sim, prometiam um futuro brilhante para as viagens aéreas. Mas, na verdade, nunca chegamos nem perto disso.
Via Retronaut


2) Este garoto era realmente um limpador de chaminés?

original (1)

A foto da esquerda supostamente mostra uma criança limpadora de chaminés na virada do século 20. Mas se você acha estranho que ela não use sapato e que a fuligem de chaminé parece que foi aplicada deliberadamente no seu rosto, então você já sabe a resposta: a foto é de 1980.
De acordo com o Getty Images, a foto mostra um garoto de quatro anos de idade de Londres que está vestindo uma fantasia para um concurso local. A foto na direita mostra crianças trabalhadores reais da virada do século 20. Dá para notar uma grande diferença na felicidade delas por estarem trabalhando.
“Curiosidade” via Mail Online


3) O ex-presidente dos EUA Theodore Roosevelt montou em um alce?

ku-xlarge

Theodore Roosevelt foi o presidente dos Estados Unidos no começo do século 20, entre 1901 e 1909. Ele era conhecido por ser durão, um representante do ideal americano de masculinidade. Mas é verdade que ele montou em um alce?
Não. A foto composta acima era parte de uma colagem feita pela imprensa para a campanha presidencial de 1912. Roosevelt era candidato como membro do Partido Progressista, que tinha como mascote um alce – e isso explica a origem da montagem. Seus concorrentes também estrelaram montagens com o mascote dos seus partidos – o candidato à reeleição à presidência dos EUA, William Taft, apareceu montado em um elefante, mascote do Partido Republicado, enquanto Woodrow Wilson, que saiu vencedor naquela eleição, montou em um burro, símbolo do Partido Democrata.
Seria interessante ver essas representações atualmente – imagine Roosevelt, filiado ao Partido Libertário, montando em um pinguim. Seria demais.
Curiosidade via Cracked


4) Esta é uma previsão de 1954 para os “computadores caseiros” de 2004?

original (2)

A imagem acima mostra um suposto “computador caseiro” futurista da RAND Corporation de 1954. E seria um artefato sensacional de retrofuturismo. Se fosse verdade.
A imagem foi criada durante um concurso de Photoshop feito pela Fark em 2004. E este fake conseguiu uma sobrevida surpreendente. Quando comecei o blog Paleofuture em 2007 costumava receber essa imagem por email como sugestão de leitores bem-intencionados. Atualmente muita gente sabe que é falsa, mas ainda assim ela aparece em alguns lugares como sendo real.
 ”Curiosidade” via I Fucking Love Science


5) Estes três cachorros sobreviveram ao desastre do Titanic?

original (3)

Sim, apenas três cachorros sobreviveram ao naufrágio do Titanic. Mas não, não eram os três cães da imagem acima.
“Os cães que sobreviveram eram tão pequenos que duvido que alguém tenha notado que eles estavam sendo levados a botes salva-vidas,” explicou o pesquisador Dr. J. Joseph Edgette ao Yahoo News no ano passado.
Dois cães da raça spitz alemão e um pequinês foram os caninos sobreviventes entre os cerca de 12 que estavam a bordo. Infelizmente, os mostrados na imagem acima não sobreviveram.
“Curiosidade” via @History_Pics


6) Este é um robô-bibliotecário dos anos 1950?

original (4)

Em um primeiro momento, a foto da esquerda lembra um exemplo de automação dos tempos passados – a promessa de ontem para as livrarias do futuro. Mas trata-se de um trabalho de Photoshop, possivelmente criada no século 21.
A foto mostra uma máquina de vendas que distribuía cigarros no Zoológico de Berlim em 1955.
De alguma forma, a verdade por trás desta imagem é ainda mais estranha do que a versão fictícia. De acordo com a legenda no Getty Images: “A máquina agradece consumidores pelo pagamento pelos cigarros, e ao mesmo tempo fornece dicas de direção segura. Acidentes de trânsito eram projetados nos olhos do robô.”
“Curiosidade” via Flavorwire


7) Esta imagem mostra uma batalha da Primeira Guerra Mundial?

original (5)

Bem, tecnicamente, esta é uma foto real da Primeira Guerra Mundial. Mas a composição parece perfeita demais para estar no meio de um campo de batalha. Portanto, trata-se de uma imagem composta.
Um fotógrafo australiano chamado Frank Hurley tirou a foto. Ou, para ser mais preciso, as fotos. Ao combinar imagens diferentes – neste caso, os aviões na parte de cima e o campo de batalha abaixo – Hurley criou fotos que falhavam ao representar o que realmente eram as batalhas da guerra.
Ele enfrentou problemas por causa das imagens, e ainda hoje elas são imensamente controversas. Mas ele não apenas criou imagens compostas – ele também fez representações de cenas e outras imagens fabricadas. Ele defendia suas criações fotografias dizendo que elas representavam a guerra muito melhor do que a tecnologia da época poderia capturar. E quase um século depois elas continuam sendo passadas por aí como “reais”.
“Curiosidade” via @HistoryInPics


8) A primeira câmera construída na história era assim?

original (6)

Não, a foto acima, de 1900, não mostra a primeira câmera fotográfica da história, supostamente fotografada pela segunda feita. Nem perto disso.
Pode parecer besteira ter que explicar isso, já que qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento em história da fotografia sabe que a tecnologia de fotos vem de antes de 1900. Mas com mais de 1.600 retweets em apenas uma conta do Twitter, obviamente muita gente quer acreditar nisso.
De fato, essa era a maior câmera feita até aquele momento. Mas não foi a primeira.
“Curiosidade” via @HistoryPics


9) Esta bomba matou o rapaz que tirou esta fotografia?

original (7)

A nossa última foto mostra uma bomba japonesa explodindo em um navio dos EUA em 1942 – uma bomba que supostamente matou o fotógrafo que capturou a imagem. Não é verdade.
Sim, a foto incrível foi tirada por um valente fotógrafo americano que documentava a Batalha das Ilhas Salomão Orientais em 24 de agosto de 1942. Mas esta bomba em particular causou um dano mínimo, e o homem que fotografou não se machucou. Esta informação falsa, no entanto, não pode ser atribuída à internet. Aparentemente a foto recebeu essa informação inapropriada quando foi arquivada pelo Exército dos EUA.
Um fotógrafo chamado Robert Frederic Read morreu naquele dia, junto com outros 37 homens que estavam no navio. Mas ele não foi o responsável por tirar esta foto.
“Curiosidade” via @HistoryInPics


http://gizmodo.uol.com.br/9-curiosidades-falsas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário