Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

7 de julho de 2013

O Livre Arbítrio

 

Continuando a série de artigo sobre eleição, predestinação e livre arbítrio, hoje estou escrevendo o tema sobre o livre arbítrio e suas implicações com a doutrina da eleição, procurando mostrar que não há contradição alguma nestes dois assuntos. Para muitos teólogos e cristãos a doutrina da eleição é incompatível com o livre arbítrio, porém sabemos que o livre arbítrio é um ensinamento bíblico, assim como a eleição também, leia o artigo anterior. Tanto a eleição, quanto o livre arbítrio são verdades bíblicas e não ha nenhuma incompatibilidade ou contradição entre estes dois temas, a não ser pela limitação das nossas mentes. Precisamos compreender o que o livre arbítrio é a determinação de agir conforme a vontade da nossa mente, mas o ponto de partida sobre o que iremos pensar não vem de nós, mas vem do espírito que habita em nós. Em Rom 8:29,30, aprendemos sobre esse princípio, pois a fé inicial não vem de nós, mas de Deus, nossa tarefas é colocar em prática a fé inicial, que nos move na direção de Deus.

É verdade que agimos conforme nossas decisões, agindo de acordo com nossos pensamos e isto está de acordo com os princípios bíblicos abaixo, mas precisamos compreender que o livre arbítrio como pensávamos não existe, pois nossos pensamos são influenciados pela forma que vivemos, por nossas experiências físicas, psíquicas e espirituais.

"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." Atos 2:38 
Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina, conhecerá se ela é de Deus ou se eu falo de mim mesmo - Jo 7:17. A bíblia nos ensina que a possibilidade de salvação é real para todos os seres humanos, sem exceção, o que só pode ser verdade se todos pudessem crer - Rm 8:32.

É por meio do próprio Jesus Cristo que os nossos pecados são perdoados. E não somente os nossos, mas também os pecados do mundo inteiro. - 1Jo 2:2. A capacidade de crer em Deus é inerente em todos os homens, pois a vontade é a operação da graça de Deus em favor dos eleitos. Então podemos dizer que a vontade de crer é a própria fé, assim como os passos que damos em direção a Deus são concedidas por Ele.

O livre arbítrio é parte integrante da doutrina da eleição, pois o homem torna-se cooperadores de Deus na eleição, sendo agentes cooperadores, executando os planos de Deus através dos livres pensamentos que nos tornam servos de Deus. Se somos servos, somos escravos e nossos pensamentos refletem os desejos de Deus, e esta é a nossa parte na história, somos responsáveis pelas maldades, pois somos mal, mas pela graça de Deus, fomos alterados, mudados para fazer o que é bom e agradável a Deus.

É através da existência do livre arbítrio que todos nós seremos julgados por Deus, pois ninguém pode ser julgado se não houver opção de escolha. Eleição e livre arbítrio são complementares em si, cada um tem o seu propósito no plano de Deus. Podemos dizer que a eleição é Deus se achegando a nós (graça) e o livre arbítrio é nós nos chegando a Deus, através da vontade de crer nEle, que é a operação da fé inicial que veio dEle, mas nós recebemos, aceitamos e praticamos essa vontade de crer que é a fé em ação.

É realmente dificil conciliar a doutrina da eleição com o livre arbítrio, pois nosso pleno entendimento sobre estas duas doutrinas é apenas parcial. Se mudarmos nosso foco, podemos clarear nossa mente em relação a assuntos como esse. Sabemos que Deus é imutável, eterno, onisciente e que o tempo está contido nEle, Ele é atemporal, não pode ser medido pelo tempo. Baseado nesses princípios podemos afirmar que Ele sabe de todas as coisas antes da fundação do mundo, o tempo esta nEle, e que sendo imutável, não pode mudar, logo tudo já foi planejado muito além do tempo, isso não seria compatível com a doutrina da Eleição?


FONTE:
http://filho-da-graca.blogspot.com.br/2011/10/o-livre-arbitrio.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+FilhoDaGraca+%28Filho+da+Gra%C3%A7a%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário