Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

21 de fevereiro de 2012

VERSÍCULOS QUE NÃO ESTÃO NA BÍBLIA


  • "O POUCO COM DEUS É MUITO".
Há pregadores citando essa frase como se fosse bíblica. É verdade que a matemática de Deus é diferente, pois quanto mais se tira tanto mais é acrescentado (“Um dá liberalmente, e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo, e se empobrece. Pv 11.24”).
 Todavia, conquanto a frase em questão seja correta, não está registrada no Livro Sagrado.

  • "ATÉ 1000 IRÁ; DE 2000 NÃO PASSARÁ"
Muitos "profetas" a usaram para alertar acerca da iminente volta de Cristo, antes ou durante o ano 2000. Mas o que a Bíblia realmente diz acerca da vinda de Jesus? As palavras de Cristo quanto ao Arrebatamento da Igreja são mais do que claras: "... daquele dia e hora ninguém sabe..." (Mt 24:36). Leia também Atos 1:7, I Tessalonissenses 5:1 e II Pedro 3:8.

  • "DA SEMENTE DA MULHER LEVANTAREI UM QUE ESMAGARÁ A CABEÇA DA SERPENTE"
O texto de Gn 3:15 não diz o que está acima, veja:
"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar".
Não se utiliza o termo esmagar em Gênesis, o que seria uma destruição final de Satanás, mas sim em Rm.16:20:
"... o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo de vossos pés"


  • "DEUS CEGOU OS ENTENDIMENTOS DOS INCRÉDULOS"
A Bíblia diz: "... o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" (II Co 4:4)


  • "DIGA-ME COM QUEM TU ANDAS, E EU TE DIREI QUEM ÉS"
Este versículo não existe, embora o livro de Provérbios traz a idéia:
"O homem violento persuade o seu companheiro, e guia-o por caminho não bom" (Pv 16:29)


  • "É DANDO QUE SE RECEBE"
Acredito que as pessoas que mencionam este pseudo-versículo, o confundem com o seguinte:
Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. At. 20:35


  • "QUEM COM FERRO FERE, COM FERRO SERÁ FERIDO"
Essa frase, empregada para enfatizar a justiça de Deus, não está registrada na Bíblia Sagrada. É uma deturpação das palavras de Jesus a Pedro: "Mete no seu lugar a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão" (Mt 26.52).


  • "EU VENCI O MUNDO, E VÓS VENCEREIS"
João 16:33 diz: "Tenho-vos dito isto para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo".
Não está no texto: "e vós vencereis"


  • "O AMOR ENCOBRE UMA MULTIDÃO DE PECADOS"
Essa frase possui um acréscimo sutil, o prefixo "en", capaz de torcer a mensagem bíblica. Encobrir significa esconder, ocultar. E, de acordo com a Bíblia, "O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará" (Pv 28.13). É preciso atentar para o que realmente as Escrituras dizem: "... o amor cobrirá uma multidão de pecados" (1 Pe 4.8).
Cobrir, neste versículo, quer dizer perdoar.
Como também no Salmo 32:
"Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto" (v. 1);
Já com relação a encobrir, vejamos o que diz a Palavra:
"Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri" (v. 5).


  • "O DINHEIRO É A RAIZ DE TODOS OS MALES"
O dinheiro é importante e precisamos dele para a nossa manutenção. O errado é pôr o coração nele (Mt 6.19-21). Paulo não condenou o dinheiro, mas sim a ganância e a avareza: "Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores" (1 Tm 6.10).

  • "A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS."
Quando Jesus andou na terra, a opinião do povo a seu respeito era variada. Uns o consideravam pecador (Jo 9.16) ou endemoninhado (Mt 12.24), e outros criam que era um profeta (Mt 16.13,14). Enquanto isso, a voz de Deus ecoava: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo" (Mt 3.17). A voz do povo não é a voz do Senhor.

  • "OS VICIADOS NÃO HERDARÃO O REINO DE DEUS"
Qualquer leitor sincero da Bíblia será capaz de entender que Deus não aprova o vício, mas a questão é que não existe este “versículo” supracitado.


  • "QUEM NÃO VEM PELO AMOR, VEM PELA DOR"
Não existe este “versículo”, embora a idéia possa ser verdadeira.
O sofrimento muitas vezes é um instrumento eficaz para conduzir o homem ao arrependimento.  


  • "MENTE VAZIA, OFICINA DO DIABO". 
De fato, a pessoa que não ocupa a sua mente com as "coisas que são de cima" (Cl 3.1,2) acaba ficando vulnerável aos ataques do adversário. Como ser espiritual, ele tem influência sobre a mente dos incrédulos (2 Co 4.4). Segue-se que a frase é apenas apropriada para ilustrar o papel do diabo como tentador, não devendo ser usada com um versículo sagrado.

  • "NÃO CAI UMA FOLHA DE UMA ÁRVORE SEM A VONTADE DE DEUS."
A Bíblia mostra claramente que Deus é o Controlador da natureza. Em Isaías 40.12-31, vemos como tem o Universo em sua mão e faz o que lhe apraz. Apesar disso, a frase em questão não é um versículo bíblico!

  • "VINDE A MIM COMO ESTÁS" 
Jesus recebe o pecador arrependido na condição em que está e isto realmente pode e deve ser dito. Todavia, a frase em questão não está registrada nos Evangelhos, apesar de ser usada com frequência por muitos pregadores. Em seu lugar, caso queira citar a fonte bíblica, pode-se usar um versículo bíblico autêntico, como Mateus 11.28: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei".
  

  •  "ESFORÇA-TE E EU TE AJUDAREI."
A expressão "Esforça-te" aparece na Bíblia, mas nunca acompanhada da frase "Eu te ajudarei". "Esforça-te, e tem bom ânimo" (Js 1.6,7,9,18; 1 Cr 22.13; 28.20); "Esforça-te, e esforcemo-nos" (1 Cr 19.13); "Esforça-te, e faze a obra" (1 Cr 28.10); "Esforça-te, e clama" (Gl 4.27). Apesar disso, não há dúvida de que o Senhor ajuda os que se esforçam.

  • "FAZEI O BEM SEM OLHAR A QUEM ." 
Essa frase é uma distorção de Gálatas 6.10: "Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé". O cristão deve fazer o bem, pois ele deve ter a bondade, um dos elementos do fruto do Espírito (Gl 5.22). Mas fazer o bem "de olhos fechados" pode ser perigoso. Cabe-nos ajudar as pessoas comprovadamente necessitadas: "Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra" (Dt 15.11). 


  • "JESUS É O MÉDICO DOS MÉDICOS". 
Nas Escrituras, não existe esta menção. Jesus é chamado de Senhor dos senhores e Rei dos reis (Ap 17.14). Em nenhum lugar ele é chamado de Médico dos médicos. A expressão hebraica que demonstra o seu poder de curar os enfermos é "Yahweh-Roph´eka", que significa "O Senhor que te sara", também traduzida como: "O Senhor, teu Médico" (Êx 15.26).

  • "O CAIR É DO HOMEM, MAS O LEVANTAR É DE DEUS"...
Essa frase é comumente usada para animar os irmãos que fracassam na fé. Quem a usa, tenta demonstrar que a pessoa caída não precisa se preocupar. Deus a levantará em tempo oportuno. Entretanto, se o homem não tomar uma posição, levantando-se, tal como o filho pródigo, Deus não o socorrerá (Lc 15.17-24).
Fil 2:13 “...porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.”
Porque de Deus provem a vontade e também a força para levantar, mas o homem tem que fazer a parte dele. A Bíblia não diz: "Quando Deus se chegar a ti, chega-te para ele". O homem precisa querer, desejar se chegar a Deus. Em toda a Escritura, observa-se que Deus convida o homem a se levantar. Tiago 4:8 “Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós”.

  • E OUTROS:
  • "Deus escreve certo por linhas tortas"
  • "Deus tarda mas não falha"
  • "A esperança é a última que morre"
  • "Dá um passo para mim que eu dou dois para ti"
  • "Deus ajuda que cedo madruga"
  • "Cada um por si e Deus por todos"
  • "O futuro a Deus pertence"
  • "O diabo usa sapatinho de algodão"

O que a Bíblia diz é, que seu povo perece por falta de conhecimento!


2 comentários:

  1. nossa exelente explicaçoes tamos juntos e nao abro mão da palavra de DEUS muito obrigado que DEUS em cristo JESUS vos abençoe

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigada pela imformação

    ResponderExcluir