Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

21 de janeiro de 2012

O Evangelho de Cristo NÃO Tem Sabor de Mel


Por Thiago Ibrahim (@thiagoibrahim)
 
"Quem te viu passar na prova
E não te ajudou
Quando ver você na benção
Vão se arrepender
Vai estar entre a plateia
E você no palco"


Estranho começar um texto com a letra de uma música. Ultimamente, como nunca antes em minha vida, tenho meditado sobre a relevância e coerência da letra de canções que chamamos de cristãs. E o post de hoje serve para te convidar a refletir comigo sobre aquilo que comunicamos através da poesia das nossas canções. Se é que o verso que postei acima pode ser chamado de poesia.
Pra início de conversa, transcrevo abaixo a definição das palavras "cristianismo" e "cristão" segundo o dicionário Michaelis da Lingua Portuguesa:

cristianismo
cris.ti.a.nis.mo
sm (lat christianu+ismo) 1 Doutrina de Cristo. 2 A religião de Cristo. 3 Conjunto das confissões religiosas com base nos ensinamentos de Jesus Cristo. 4 Moral fundada no preceito de amor a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo ou a todos os homens, como criaturas de Deus.

cristão
cris.tão
adj (lat christianu) 1 Que professa o cristianismo. 2 Conforme ao cristianismo, ou a ele relativo. 3 fam Claro, conveniente, próprio, razoável

A ideia para esse texto surgiu quando resolvi tuitar o seguinte: "Se você considera cristã a música 'Sabor de Mel', precisa rever urgentemente seu cristianismo". Após esse tweet recebi uma resposta de uma seguidora perguntando porque eu afirmei isso. E aqui vai a resposta.

É impossível que algo ou alguém seja cristão e não demonstre o caráter de Cristo. Pela definição, não só do dicionário, mas também da Bíblia, devemos imitar o nosso Mestre em tudo, até mesmo na comunicação de mensagens através do veículo música. Se uma música é capaz de comunicar uma mensagem que não está de acordo com as doutrinas de Cristo, não podemos considerá-la cristã, no máximo gospel.

Para os que se dizem cristãos, mas não entendem o que quero dizer quando me refiro à doutrina de Cristo, estou falando sobre "Amar ao próximo como a ti mesmo" e "Abençoar os que vos perseguem". E pelo verso que postei no início desse texto percebe-se que a mensagem comunicada não é nem um pouco cristocêntrica, mas completamente egoísta e manipulada por alguém que precisava desabafar contra um "inimigo" que não o apoiou quando mais ele precisava.

Infelizmente, a música tem sido usada por alguns compositores e cantores que se dizem cristãos muitas e muitas vezes como ferramenta de desabafo e direcionamento de mensagens que não são as do verdadeiro e simples evangelho de Cristo. O que se vê nas canções que ouvimos nas rádios e cantamos em nossas igrejas é apenas o reflexo do "evangelho" mesquinho que vem sendo comercializado em nossas igrejas: um evangelho centrado na vontade humana de obter sucesso e satisfação pessoal; um cristianismo de conquistar vitórias, mas que não prega arrependimento, mortificação da carne e negar-se a si mesmo. A mensagem que nossas músicas estão comunicando é a de um evangelho que tem sabor de mel, um evangelho onde se consegue realizar todos os sonhos e consegue-se tudo aquilo que se almeja, para que a glória da conquista seja para o homem, não para Deus.

A música cristã, essa arte tão linda e querida, deveria ser canal; um meio para transmissão de mensagens que comunicam amor à cruz e ao sacrifício de Cristo, salvação, justificação, paz, justiça social, perdão, arrependimento e, principalmente, Cristo.

Se eu pudesse te dar um conselho seria esse: analise com mais atenção as músicas que você ouve e canta. Você pode estar contradizendo tudo aquilo no que acredita. A minha oração - e espero que também seja a sua - é que Deus nos conceda a oportunidade de resgatar a essência do louvor como forma de gratidão a Deus pela nossa salvação e não como forma de auto-promoção e desabafo contra nossos inimigos.

http://domingosmassa.blogspot.com/2011/12/o-evangelho-de-cristo-nao-tem-sabor-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário