Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

27 de janeiro de 2012

O Espiritismo



1* INTRODUÇÃO:

O Espiritismo é, em parte, uma comunicação dos vivos com os demônios, os quais, enganosamente se manifestam personificando os mortos. Dizemos “em parte”, porque em inúmeros casos não se trata de interferência direta dos demônios, mas de fraude. O espiritismo é um engano diabólico que a Bíblia chama de “Doutrina de demônios”, 1 Tm 4.1 . Outro título bem apropriado para esta seita seria “diabolismo” ou “satanismo”, porque é isso mesmo que ela é.
Pelo que acontece no espiritismo, verifica-se que nele há engano, desequilíbrio mental e nervoso, crimes de loucura, possessões, opressões demoníacas, imoralidade, idolatria, etc. At 16.13; 13.13,14. Uma renovada autoridade médica atestou, pela sua própria experiência profissional, que o espiritismo é uma fábrica de loucos. Dentre os doentes que diariamente dão entrada em hospícios, uma grande parte vem dos centros espíritas.
Tratando com o povo simples e inculto, o espiritismo apela para sua incredulidade, avassalando as mentes ao primeiro contato.Aos intelectuais, apresenta uma filosofia que promete mitigar os seus anseios e idéias.
Deus proíbe terminantemente, por meio da sua palavra, toda a forma de espiritismo. No tempo da lei, Deus estabeleceu que qualquer homem ou mulher, com espírito adivinho, Lv. 20.27, ou feiticeiro fosse condenado á morte, Ex 22.18; Dt. 18.9-12.

2* UM RESUMO HISTÓRICO DO ESPIRITISMO:

O espiritismo é a mais antiga de todas as falsas religiões. O diabo penetrou no Jardim do Éden e realizou ali a sua primeira sessão espírita, usando a serpente como médium. O resultado dessa manifestação do espiritismo, que era engano e mentira de Satanás, foi a entrada do pecado no mundo, JO 8.44; 2 Co 11.3. Só este exemplo é bastante para mostrar o fruto terrível do espiritismo e serve de advertência a todos que pensam em lidar com essa seita.
A prática do espiritismo atual e de todos os seus assemelhados é simplesmente uma continuação da necromancia e de magia dos tempos antigos, porém, sob novos nomes, como seja, espiritismo, umbanda, macumba e outros. O que hoje se chama de médium, macumbeiro, pai de santo, babalaô, ou cavalo era antigamente chamado de mago, pitonisa, adivinho, bruxa, feiticeiro.
A forma atual do espiritismo teve o seu início em 1847, quando o Sr. John Fox, sua esposa e seis filhos passaram a residir em Hydevile, Estado de New York, EUA. Pouco tempo após a chegada daquela família as duas filhas mais novas, Margareth e Kate (12 e 9 anos), passaram a ouvir certas batidas, que pensavam vir de ratos. Mas depois observaram que lençóis eram retirados das camas, e cadeiras e mesas eram empurrados por mãos invisíveis num vaivém.
Um dia u’a mão fria tocou no rosto de Kate. Nessa ocasião ela procurou comunicar-se com o ser invisível que falava. Batidas misteriosas respondiam aos seus gestos. Depois a mãe da menina perguntou:
És um espírito? Se és, dá duas batidas.
Imediatamente se faziam ouvir duas batidas.
Então, por meio de um sistema de batidas, as meninas conseguiam comunicar-se com o “espírito”. As irmãs Fox mudaram-se para Rochete, no que as acompanhou o “espírito”. De Rochete foram para New York e desta metrópole o espiritismo alastrou-se pelo mundo.
No ano de 1856 a França tornou-se o centro mundial do espiritismo, quando um professor francês, Allan Kardec, deu nova dimensão a essa seita, codificando suas doutrinas. Da Europa o espiritismo alcançou a América Latina. No Brasil, a primeira sessão espírita realizou-se em Salvador, Bahia, em 1865.

3* DIFERENTES FORMAS DE ESPIRITISMO:
O ESPIRITISMO TEM MUITAS FORMAS E NOMES.

Essas formas divergem em doutrinas e práticas, mas todas são satânicas. Entre as suas diferentes práticas, mencionamos:
Quiromancia: é a leitura do passado e do futuro pelas linhas das mãos.
Cartomancia: que visa ao mesmo fim, porém por meio de cartas de baralho.
Grafologia: que procura ler o caráter das pessoas, através do exame da sua caligrafia.
Hidromancia: que procura adivinhar por meio de água num vaso.
Astrologia: que procura conhecer o destino das pessoas por meio dos astros.

1° REFUTAÇÃO.
A Bíblia fala contra agouros e adivinhações, Lv. 19.26; 2 Cr 33.6; Dt 18.10-14, e contra os “Agoeiros dos céus, os que contemplavam os astros, os prognosticadores das luas novas”, Is 47.13,14, e contra “as coisas que por vergonha se ocultam”, 2 Co 4.24; Ef 5.11,12.
Podemos lembrar do passado, mas o futuro está com o senhor, Fp 3.13.

O BAIXO ESPIRITISMO.
As reuniões do baixo espiritismo são verdadeiras cenas demoníacas, onde se presta culto diretamente ao Diabo. Dentre as diferentes formas desse culto, destacamos três: Candomblé, Umbanda e Quimbanda. O espiritismo já em si tem um estreito parentesco com a idolatria. Os terreiros, centros e tendas levam nomes dos “santos” da Igreja Católica. A grande maioria dos espíritas são também católicos.

1° REFUTAÇÃO.
A Bíblia condena a feitiçaria e a idolatria. 1 Sm 15.23 e diz, que o encantador é o filho do Diabo, Dt 18.11,12, o espiritismo, a idolatria e a feitiçaria são irmãos gêmeos; só mudam de nome para enganar os simples.

ESPIRITISMO KARDECISTA.
É também chamado científico, profissional, ou ortodoxo. Tem sua doutrina sistematizada por kadec, que afirmou Tê-la recebido por “revelação”. As sessões espíritas realizam-se sempre á noite com as portas cerradas. Produzem um ambiente apreensivo. Os espíritos de demônios se manifestam de maneira variada, e ás vezes tão real que objetos flutuam no espaço. Os espíritos que então se manifestam-dizem os espíritas são de pessoas falecidas.

1° REFUTAÇÃO.
Os fenômenos que ocorrem no espiritismo podem proceder:
a. Da ação direta de Satanás;
b. Da prestidigitação dos médiuns ou agentes, que vem a ser uma fraude propositada.
Tudo isso a Bíblia classifica de “forças espirituais do mal”, Ef 6.12.
c. Importa observar que seja qual for a manifestação em hipótese alguma, os espíritos que ali apareçam podem ser dos mortos estão sob controle de Cristo, que tem as chaves da Morte e do Inferno, Ap 1.18 e que é o Senhor, tanto dos mortos como dos vivos, Rm 19.9. Por isso os espíritos dos falecidos não podem vir á terra, Lc 16.27-29; 2 Sm 12.23.

4* AS DOUTRINAS DO ESPÍRITISMO.
O ESPI´RITISMO NEGA A INSPIRAÇÃO DIVINA DA BÍBLIA.
A base da sua fé é o ensino dos espíritos.

1° REFUTAÇÃO.
A Bíblia diz: “A profecia nunca foi produzida pela vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”, 2 Pe 1.20,21. Sobre a inspiração, Davi testificou: “O Espírito do Senhor falou por mim e a sua palavra estava na minha boca”, 2 Sm 23.2. Assim “toda a escritura, divinamente inspirada, é proveitosa” 2 Tm 3.16,17. As Escrituras são inspiradas, pelo Espírito Santo, e o espiritismo pelo espírito de Satanás.

O ESPIRITISMO NEGA A DOUTRINA DA TRINDADE.
Afirma: “Não admitimos o mistério da Trindade por achá-lo absurdo e inexplicável”.

1° REFUTAÇÃO.
Por desconhecerem as escrituras, os espíritas interpretam as coisas espirituais pelo que “naturalmente conhecem”, Jd 14. Mas a Bíblia diz que o “o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, por que lhe parecem loucura; não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”, 1 Co 2.14. O Mistério da Trindade está em toda a Bíblia, desde a primeira página, na qual Deus fala de si mesmo no plural, dizendo: “Façamos o homem”, Gn 1.26. O nome de Deus, em hebraico usado em Gn 1, é “ELOHIM”, um substantivo que contém pluralidade. Vejamos algumas passagens, em que as três pessoas da Trindade aparecem juntas: Mt 3.16,17; 28.19; JO 15.26; 2 Co 13.13.

O ESPIRITISMO NEGA A DIVINDADE DO SENHOR JESUS.

1° REFUTAÇÃO.
A Bíblia chama Jesus de DEUS BENDITO, Rm 9.5, diz que “o Verbo era Deus”, JO 1.1 e que “Vimos a sua glória como a glória do unigênito do Pai”, JO 1.14. Afirma ainda que Jesus é a expressa imagem da Pessoa de Deus, Hb 1.3. Na profecia Ele é chamado, DEUS FORTE, Is 9.6. Por ter sido nascido da operação do Espírito Santo, foi chamado FILHO DE DEUS, Lc 1.35. Jesus mesmo disse: “Eu e o Pai somos um”, JO 10.30, e “Quem me vê a mim vê a meu Pai”, JO 14.9.

O ESPIRITISMO NEGA A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO.
Diz que o Espírito Santo não existe como Pessoa.

1° REFUTAÇÃO.
Quando Jesus se referiu ao envio do Espírito Santo, falou como se falasse de uma pessoa. Disse: Eu vos enviarei OUTRO CONSOLADOR, isto é, um semelhante a mim, JO 14.16. O Espírito Santo é uma pessoa, de vez que fala, Ap 2.7; At 10.19; ensina, JO 10.26; convence, JO 16.8; dirige, At 8.29; 16.6,7; Rm 8.14; convida, Ap 22.17. Ele é Deus, At 5.3,4.

OS ESPÍRITAS NEGAM A EXISTÊNCIA DE ANJOS.

1° REFUTAÇÃO.
Como os saduceus, dizem os espíritas “que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito, At 23.8. A Bíblia afirma, porém, que os anjos são seres criados por Deus, Cl 1.16, para servir a favor dos que hão de herdar a salvação, Hb 1.14, e que” O anjo do Senhor acampa-se em redor dos que o temem “, Sl 34.7. Jesus disse:” Eu pediria agora a meu Pai e ele me mandaria mais de doze legiões de anjos “, Mt 26.53. Quando Lázaro morreu, foi levado pelos anjos ao seio de Abraão, Lc 16.2”.

OS ESPÍRITAS NEGAM A EXISTÊNCIA DE DEMÔNIOS.

1° REFUTAÇÃO.
A Bíblia ensina que Satanás era um querubim ungido, Ez 28.14, criado por Deus. Cl 1.16, e que, por causa do seu orgulho, foi lançado fora do monte de Deus, Ez 28.16. Ele é um personagem real, 1 Cr 21.1; JÓ 1.6-12; 2.1-7; Sl 109.6. Satanás na sua queda levou consigo um grande número de anjos, que passaram a ser como demônios sob a liderança dele mesmo, que é seu príncipe, Mt 9.34; 12.24. O nome Satanás, ou Diabo significa “adversário”. Ele é adversário de Deus e de todos os homens, 1 Pe 5.8. Ele tentou e fez cair o primeiro homem, Gn 3.1-8, tentou também a Jesus, Mt 4.1-8, mas não tem poder sobre o Senhor.

OS ESPÍRITAS NEGAM A EXISTÊNCIA DO PECADO.

1° REFUTAÇÃO.
A Bíblia afirma que por um homem entrou o pecado no mundo, Rm 5.12, o que foi a maior tragédia da história do homem, pois o pecado separa o homem de Deus, Is 59.2, e dá, como salário, a morte, Rm 7.18-25, que atingiu a todos os homens, Ec 7.20, Rm 3.23. Mas a Bíblia fala da possibilidade do perdão dos pecados, 1 JO 1.7,9, pelo poder do sangue de Jesus.

O ESPIRITISMO ENSINA QUE A SALVAÇÃO VEM PELAS OBRAS, E NÃO PELA GRAÇA DE CRISTO.

1° REFUTAÇÃO.
O assunto principal da Bíblia é a “mensagem da cruz”, 1 Co 2.1-5, que fala de Cristo e do derramamento do sangue para remissão dos pecados. Mt 26.28; 1 Pe 1.18,19, proporcionando plena propiciação dos pecados de todo mundo, 1 JO 2.1,2. Agora, o nome de Jesus é dado para salvação, At 4.12, e a graça é oferecida como dom de Deus, Ef 2.7,8.

OS ESPÍRITAS NEGAM A RESSURREIÇÃO DO CORPO.
Dizem que a palavra ressurreição é apenas uma figura.

1° REFUTAÇÃO.
A Bíblia fala de duas ressurreições, JO 5, 28,29; At 24.15; Dn 12.2. A “primeira ressurreição”, que e á dos justos, e terá lugar no dia da vinda de Jesus, 1 Ts 4.16,17; Ap 20.5,6, quando os crentes ressuscitarão com corpos iguais ao de Cristo, Fp 3.21. A outra, “a segunda ressurreição”, será no dia do juízo final, quando os corpos dos pecadores hão de ressuscitar, para comparecerem diante do Grande Trono Branco a fim de serem julgados, Ap 20.11,12;

OS ESPÍRITAS NEGAM A EXISTÊNCIA DO CÉU E DO INFERNO.

1° REFUTAÇÃO.
Os homens são imortais e, após a morte tem existência tão real quanto a que viviam na terra. Na eternidade existem lugares preparados para todos os homens.
a. Para os salvos, que após a morte vão ao paraíso, Lc 23.43, aguardando ressuscitarem quando Jesus vier, 1 Ts 4.16,17.
b. Para os não-crentes, que após a morte vão ao hades aguardar a ressurreição, Lc 16.22,23; a qual terá lugar diante do Grande Trono Branco, no Juízo final, Ap 20.11-15. É certo que existe um lugar, chamado Inferno, Mt 18.9; Mc 9.47, ou lago de fogo, Ap 20.15, onde os que forem julgados para a condenação sofrerão o seu eterno afastamento de Deus, Mc 22.13; 25.30. Porém, Jesus morreu para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna, JO 3.16.

O ESPIRITISMO ENSINA A REENCARNAÇÃO.
Diz que os espíritos são criados simples e existem através de lutas sucessivas reencarnações, chegarem ao estado de perfeição. Apresentam João Batista como sendo Elias reencarnado e para isso citam Mt 4.5; Mt 11.14; Lc 1.17.

1° REFUTAÇÃO.
Vejamos á luz das escrituras, a impossibilidade da reencarnação, Hb 9.27. 1 Co 15.51,52. Está ordenado, aos homens morrerem uma só vez, e serem os crentes transformados, mas não reencarnados. Crê no Senhor Jesus e serás salvo, At 16.31, não reencarnando. O rico e Lázaro, Lc 16.22-29, ambos morreram. Lázaro foi para o Paraíso (seio de Abraão) e o rico foi para o hades. Não foram reencarnados.

O ESPIRITISMO ENSINA QUE OS ESPÍRITOS DOS MORTOS PODEM COMUNICAR-SE COM OS VIVOS NA TERRA.

1° REFUTAÇÃO.
a. A Bíblia afirma que a comunicação dos espíritos dos mortos com os vivos é inteiramente impossível, Lc 16.26. O que realmente se passa nas sessões espíritas é uma manifestação de demônios que personificam os mortos. Os espíritas procuram justifircar-se citando a passagem bíblica, mas esta passagem é que prova participarem eles das profundezas de Satanás, Ap 2.24, o que realmente é a invocação de espíritos de mortos: Quando Saul consultou a pitonisa de Em-dor ele já estava reprovado por Deus, 1 Sm 15.23-28.
b. Saul só buscou a necromante (pitonisa) depois que o Espírito do Senhor se afastou dele e porque Deus não lhe respondia (Deus não responde a feiticeiros), 1 Sm 15.23-28.
c. Saul, quando vivia em plena comunhão com Deus, perseguia o espiritismo, 1 Sm 28.9. Isso prova que só buscou a feiticeira porque estava desviado, 1 Sm 28.5,6. Ele disfarçou-se para consultar a necromante, 1 Sm 28.8.
d. Em 1 Sm 28.12 vê-se que a necromante não podia advinhar. Pelo pedido de Saul, 28.11, foi que ela descobriu ser o rei Saul o consulente. Por que não descobriu antes de ele fazer o pedido?
e. Se Deus não respondeu quando Saul o buscou, responderia agora em atenção a uma feiticeira? 1 Sm 28.6.
f. A necromante não afirmou que viu Samuel, mas disse: “Vejo deuses que sobem da terra”, “deuses” que sobem da terra só podem ser demônios, 1 Sm 28.13.
g. A descrição que a necromante faz de Samuel: “Vem subindo um homem ancião, envolto numa capa”, 1 Sm 28.14, ela podia fazer porque o conhecia, pois Samuel quando juiz e profeta costumava percorrer a nação, ocupado no trabalho do Senhor, 1 Sm 7.15-17.
h. Devemos observar que a Bíblia não diz que Saul viu a Samuel, mas “entendendo Saul que era Samuel”, 1 Sm 28.14.
i. As palavras de Samuel “registradas” nos vv.15-19 são, na realidade da feiticeira e não de Samuel. Note: Quando Saul desmaiou “então veio a mulher, v.21, isso é prova que ela estava distante de outra maneira teria sido um espírito de demônio que se fazia passar por Samuel que falou por meio da médium, que era a própria mulher”.
j. Há três coisas a considerar:
1) Samuel não apareceu;
2) Um espírito de demônio familiar apareceu e personificou Samuel;
3) A mulher usou de fraude, enganou Saul e seus criados. Em 1 Rs 22.21-23, vemos um exemplo de espírito de demônio enganando reis e cortesões.

5* CONCLUSÃO:
O Espiritismo é uma negação total de toda doutrina cristã. Assim a afirmativa Kardecista de que “o cristianismo e o espiritismo são uma e a mesma coisa”, constitui uma falsidade. Existem milhares de incautos que por causa dessa inverdade, unem-se ao espiritismo, certos de ser uma doutrina cristã.
O atual avanço do espiritismo, que se nota em várias partes no mundo é um sinal do fim dos tempos, pois a palavra profética avisa que nos últimos tempos, muitos darão ouvidos a doutrinas de demônios, 1 Tm 4.1. Tudo isso mostra que estamos nos aproximando da Grande Tribulação, quando o próprio Satanás, através do Anticristo, manifestará o seu poder com prodígios de mentira e com todo o engano de injustiça para os que perecem, para que sejam julgados todos que não deram crédito á verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade, 2 Ts 2.9-12.
Deus sempre condenou o espiritismo, Ex 22.18; Lv 20. 27; Dt 18.9-12; Is 8.19,20. Mas no seu grande amor está advertindo os seguidores do espiritismo do perigo de seguir doutrinas de demônios que, sem duvida acusam eterna perdição, Ap 22.15. Ao mesmo tempo, o Espírito Santo avisa que é possível deixar as trevas e vir para luz, a fim de receber a remissão dos pecados, e sorte entre os santificados, pela fé em Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário