Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

22 de janeiro de 2012

ETIQUETA E AS BOAS MANEIRAS DO CRISTÃO NO CULTO A DEUS


O que é Ética
Conforme a definição do dicionário Aurélio é o estudo dos juízos de apreciação referente à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal, ou seja, cada povo em sua cultura peculiar, estabelece o conjunto de procedimento humano como certos ou errados. O Cristão, além do padrão Moral estabelecido pelos homens, deve submeter-se a um padrão mais alto, estabelecido nas Escrituras Sagradas.

O comportamento do crente
Costumamos dizer que a Bíblia é a “única regra de fé e prática para o cristão”, mas geralmente ficamos apenas na “única regra de fé”. A “única regra de prática” fica no esquecimento.

Os fariseus perguntaram: “MESTRE, QUAL É O GRANDE MANDAMENTO NA LEI? RESPONDEUS JESUS: AMARÁS O SENHOR, TEU DEUS, DE TODO O TEU CORAÇÃO, DE TODA A TUA ALMA E DE TODO O TEU ENTENDIMENTO. ESTE É O GRANDE E PRIMEIRO MANDAMENTO. O SEGUNDO, SEMELHANTE A ESTE, É: AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO” Mt. 22:36-39. – Amar a Deus é a “Regra de Fé”; amar o próximo é a “Regra da prática da vida cristã”.

Ética é a ciência dos deveres do homem
Isto é, uma ciência que nos ensina como proceder neste mundo. A ética cristã, baseada nas Escrituras Sagradas, nos ensina como andar neste mundo de acordo com a “vocação com que fomos chamados”.

A ética cristã trata de fatos concernentes ao procedimento do homem em todas as suas relações. Tiago diz: “SE ALGUÉM SUPÕE SER RELIGIOSO, DEIXANDO DE REFREAR A LÍNGUA, ANTES, ENGANANDO O PROPRIO CORAÇÃO, A SUA RELIGIÃO É VÃ. A RELIGIÃO PURA E SEM MÁCULA, PARA COM O NOSSO DEUS E PAI, É ESTA: VISITAR OS ÓRFÃOS E AS VIÚVAS NAS SUAS TRIBULAÇÕES E A SI MESMO GUARDAR-SE INCONTAMINADO DO MUNDO” – Tg. 1:26, 27.

A missão dada por Deus ao homem para cumprir-se aqui na terra é o assunto especial da Ética Cristã
Ela trata de todas as coisas que se relacionam com a descoberta e cumprimento de tal missão. Pelo estudo da ética vamos descobrir a nossa razão de ser; a razão de todos os poderes e faculdades da alma humana, e como utilizar esses poderes e faculdades em beneficio de uma coletividade.

Paulo diz: “LEVAI AS CARGAS UNS DOS OUTROS E, ASSIM, CUMPRIREIS A LEI DE CRISTO” – Gl. 6:2. A missão do homem é, então, o grande assunto da ética cristã.

A Ética Cristã comporta duas grande divisões:
a) Ética teórica – Trata dos princípios que devem governar a vida e o procedimento do homem. Na ética procura-se explicação e a compreensão dos princípios evangélicos envolvidos na arte do relacionamento humano.
b) Ética prática – Trata da aplicação dos princípios estudados na ética teórica referentes ao procedimento do homem. A ética prática tem por fim levar o homem ao cumprimento dos seus deveres: “TUDO QUANTO TE VIER À MÃO PARA FAZER, FAZE-O CONFORME AS TUAS FORÇAS” - Ec. 9:10a.

LITURGIA DO CULTO:

Ec. 5:1 – QUANDO VOCÊ FOR AO SANTUARIO DE DEUS, SEJA REVERENTE. QUEM SE APROXIMA PARA OUVIR É MELHOR DO QUE OS TOLOS QUE OFERECEM SACRIFICIOS SEM SABER QUE ESTÃO AGINDO MAL.

Começa o culto. Durante a leitura Bíblica e os primeiros cânticos, a igreja permanece quase vazia, com meia-dúzia de gatos pingados nas primeiras filas. Enquanto os louvores prosseguem, vão chegando mais pessoas. Algumas se dirigem para frente, pedem licença e vão ocupar, justamente aquele lugarzinho lá no canto, obrigando quem já estava sentado a um contorcionismo de pernas.

Na hora do ofertório, é aquele recreio: enquanto o obreiro dá os aviso – aos quais ninguém presta atenção, claro -, os membros aproveitam para botar a conversa em dia, à boca miúda. Um burburinho toma conta do templo.

A pregação começa e, ato continua, crianças choram, celulares tocam e parece que todo mundo sente vontade de ir ao banheiro ou beber água. Mas o Pastor também faz das suas – estende a mensagem e termina o culto quase duas horas depois do horário previsto.

Se você já viu esse filme na sua igreja, não se sinta culpado: ele é mais comum do que se pode imaginar.

“O Culto é para Deus. Não se deve conversar, dar risada e muito menos falar ao celular”. Todavia, certos princípios de convivência aplicam-se perfeitamente à comunidade Evangélica.

“Durante o culto, as pessoas precisam se comportar”. Os bons modos Agradam ao Senhor, mas costumam ser esquecidos no meio Evangélico. As igrejas pentecostais enfrentam mais problemas nesta área do que as tradicionais.

As Igrejas históricas vieram de uma formação mais rígidas, como os alemães, que são um povo formal. Já as pentecostais constituem uma mistura de pessoas e comportamentos. Além disso, é claro, está o temperamento do brasileiro, descontraído e nem sempre organizado.

CELULAR, CHORO E CONVERSAS PARALELAS:

O mau comportamento de muitos crentes, além de causar transtornos, é um péssimo testemunho. E o problema não acontece só durante os cultos. “Tem gente que larga o carro em fila dupla na porta do templo”.

Outro problema é o ruído das reuniões. Além de incomodar quem esta dentro da igreja – “Causa até surdez nos mais velhos” – chama a atenção de quem está fora, e não exatamente de forma positiva. “Não é de hoje que os evangélicos são rotulados de barulhentos e insubordinados pelos vizinhos das congregações. Som alto e vigílias barulhentas são falta de educação e de respeito”.

Nota zero em comportamento também leva os Pastores, obreiros e líderes que atrasam ou prolongam demasiadamente o culto. Muitas vezes, sob o pretexto de estarem sendo movidas por Deus, às reuniões ultrapassam horas além do previsto. (I Co. 14:32, 33 e 40 – O ESPIRITO DOS PROFETAS SÃO SUJEITO AOS PROFETAS. - POIS DESU NÃO É DEUS DE DESORDEM, MAS DE PAZ. - MAS TUDO DEVE SER FEITO COM DECÊNCIA E ORDEM).

Há pessoas que dependem de condução ou carona; quantas esposas que seus maridos não são crentes que acabam sendo prejudicadas. Certa ocasião fui convidado para estar em uma festividade de uma igreja juntamente com os departamentos de louvores da igreja que fazia parte, fique abismado ao ver a desorganização desta igreja. O grupo de louvor cantou tanto que os pastores e bandas convidadas não tiveram espaço. Foram embora sem receber a palavra. Isso depois de três horas e meia de culto. – “Uma desconsideração”. Quando uma igreja visita outra para ministrar louvores ou mensagem, ensina ela, o ideal é que os locais sejam breves e passem logo a direção da reunião para os visitantes.

Nos cultos os celulares “às vezes, mais de um tocam ao mesmo tempo, E pior é que tem gente que ainda atende”, lembro-me certa feita estava em um congresso de jovens, sentado junto ao púlpito desta igreja na hora em que o Pastor estava ministrando, um pastor que estava ao meu lado o celular dele tocou e ele atendeu.

E o pior é que as pessoas vão ao banheiro. 
No quadro de avisos e boletim informativo da igreja é notificado acerca deste assunto, “para que desliguem o aparelhinho”.

I Co. 14:26 – PORTANTO, QUE DIREMOS, IRMÃOS? QUANDO VOCÊS SE REUNEM, CADA UM DE VOCÊS TEM UM SALMO, OU UMA PALAVRA DE INSTRUÇÃO, UMA REVELAÇÃO, UMA PALAVRA EM LÍNGUA OU UMA INTERPRETAÇÃO. TUDO SEJA FEITO PARA A EDIFICAÇÃO DA IGREJA.

“Essa historia dos hábitos nos cultos depende muito da visão e da linha da igreja. Em algumas, o culto é mais descontraído, o que favorece conversas paralelas”; no entanto, que em algumas congregações o que falta é estrutura, e não educação.

“Muitos templos nem tem berçário, uma sala exclusiva para trabalho e culto para crianças”. Então, como impedir que um bebê chore no meio da reunião? Uma criança fique sentada 2 ou 3 horas em uma cadeira ou banco?

Em outras, o problema é que muitos pastores não orientam suas ovelhas sobre etiqueta e boas maneiras no ambiente de culto.

Ec. 5:1 – QUANDO VOCÊ FOR AO SANTUARIO DE DEUS, SEJA REVERENTE. QUEM SE APROXIMA PARA OUVIR É MELHOR DO QUE OS TOLOS QUE OFERECEM SACRIFICIOS SEM SABER QUE ESTÃO AGINDO MAL.
 
Questão de Reverência

Quando entrar na Casa de Oração não esqueça:

1. Coloque o celular no vibracall ou desligue;
2. Evite conversas paralelas durante o culto;
3. Não jogue papel ou copo descartável no piso da Casa de Oração, Use o Lixo.
4. Evite entrar e sair desnecessariamente;
5. Não use boné ou bermuda na Casa de Oração;
6. Não dê canetas ou lápis para seus filhos, para que não risquem paredes ou cadeiras;
7. Orientem seus filhos à não brincarem com água ou copos descartáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário