Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

11 de janeiro de 2012

70 x 7



Uma coisa que curto em Pedro é sua capacidade de ser humano e mostrar isso de cara , fazer as perguntas que normalmente nos envergonhamos de fazer, se expor, mostrar o que se tem dentro do coração e da mente, sem essa de querer ser "super crente" ou dar uma de "santarrão" . É isso ai mesmo, ele queria saber se tem limite para a tolerância, até que ponto ele deveria segurar a onda e dar um desconto para as ofensas que recebesse de um irmão . Pensou : "custa nada perguntar ..."

Claro que Jesus conhecendo a motivação dos corações, sempre deu a resposta certa, aquilo que de fato atingiria o centro do questionamento, ele sabia o quanto Pedro era pavio curto e o quanto essa era uma das áreas que mais deveria ser tratado.
A sinceridade sempre encontra a resposta que precisa, precisamos aprender  a expor nossos questionamentos, mostrar que temos dúvida, mesmo que isso represente expor as vezes uma determinada fraqueza, porque  temos fraquezas, isso é normal, Paulo disse : "Quando estou fraco é que sou forte ..." ( ll Cor. 12 )
 
A dúvida pode existir , isso não é falta de fé. o que não podemos é deixar  que a dúvida cresça a tal ponto de nos tornar céticos, de nos fazer apostatar da fé por falta de conhecimento ou de esclarecimento. A palavra de Deus diz que perecemos por falta de conhecimento ( Oséias 4.6 ). Se temos questionamentos que sejam feitos, que sejam postos pra fora. Foi o que Pedro fez. Jesus estava falando sobre perdão, sobre ser tolerante com aqueles que nos ofendem, Pedro como qualquer pessoa de temperamento sanguíneo, logo quis saber se havia algum limite para essa tolerância, porque ele sabia o quanto era intolerante e tinha dificuldades em fazer aquilo que Jesus acabara de ensinar .
 
Jesus conhece nossos corações, ele sempre nos apontará o caminho e a direção para que andemos na contra-mão do sistema pecaminoso e destrutivo mundano. Foi isso que ele fez com Pedro quando disse que não havia limite para o perdão, na verdade não se tratava de um cálculo tão simples do tipo 70 x 7 = 490; tanto que Pedro nem questiona mais, ele não se atreve a calcular porque a mensagem lhe atinge o coração de forma direta e clara, ainda mais quando Jesus emenda a mensagem com uma parábola confrontadora sobre "O credor imcompassivo". Isso fecha com chave de ouro a mensagem sobre tolerância e perdão .
 
Paulo escreve aos Efésios algo muito forte sobre essa questão : "suportai-vos uns aos outros em amor .." ( Efésios 4.2 )
E aos Gálatas é como se ele explicasse o mesmo ensinamento : "Levai as cargas uns dos outros , assim cumprireis a lei de Cristo..." ( Gálatas 6. 2 )
Suportar não é tolerar ofensas apenas, é se colocar por baixo do ombro do irmão, é carregá-lo quando este não tiver forças, é ser o seu suporte em tudo e isso implica em ajudá-lo em sua imaturidade muitas vezes.
 
É isso que Jesus respondeu a Pedro e aos demais discípulos, que deveriam aprender a suportar e a perdoar sempre, porque o perdão é mérito do ofendido, ao ofensor cabe a gratidão .

Devemos refletir sobre esse texto na perspectiva de que devemos aprender a questionar, a tirar toda e qualquer dúvida acerca de questões difíceis da vida cristã sabendo que  a resposta recebida da palavra de Deus deverá ser encarada com fé, mesmo que vá contra nossa vontade ou justiça própria, será sempre a direção a ser tomada.

Seja a Paz de Cristo o árbitro dos corações !! ( Colossenses 3 . 14 )
Boa Reflexão !! Fé em Deus !!

 
PC Garcia
http://fimdostemplos.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário