Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

8 de dezembro de 2011

LER A BÍBLIA É INTERPRETAR


 
Se você está lendo ou planejando ler a Bíblia, considere alguns princípios para tornar este esforço ainda mais precioso para a sua vida.

1. Saiba o que as palavras significam.
Se você não entende bem algumas palavras bíblicas, os dicionários (da língua portuguesa e da Bíblia) são indispensáveis. Não deixe uma palavra para trás. Anote-a e pesquise. Às vezes, a consulta a outra tradução bíblica pode lhe ajudar a entender o significado de algumas palavras. Numa certa versão, por exemplo, Isaías 42.3 fala em torrão que fumega. Outra versão traduz torrãopor pavio, o que é mais claro para todos.

2. Lembre-se que a Bíblia usa figuras de linguagem.
Figuras de linguagem são recursos utilizados para comunicar algum conceito de modo mais profundo, criativo e bonito. Esteja atento à intenção do autor com a figura de linguagem empregada. O salmo 1 compara o crente a uma árvore plantada junto a ribeiros de água. As imagens deste versículo têm uma riqueza que um texto comum não comunicaria com tanta clareza.

3. Considere o contexto.
Um texto lido isoladamente pode ser útil; no entanto, se for lido à luz de outros textos, será muito mais rico. Quando Jesus diz que “quem tem os meus mandamentos e os obedece, esse é o que me ama”, pode parecer que faz uma referência à Lei ou aos Dez Mandamentos, mas, na verdade, ele se refere ao seu próprio mandamento de que cada um deve amar ao seu próximo como ele nos amou.

4. Procure conhecer os costumes da época.
Quando Jesus disse “Está consumado” (Jo 19.30), ele estava anunciando algo mais que o fim da crucificação. Esta expressão é a mesma que era colocada nos recibos de impostos para declarar que todo débito tinha sido liquidado. O significado é que a obra da redenção estava terminada.

5. Interprete as dificuldades à luz da verdade geral.
A verdade não contradiz a verdade. Às vezes, um texto isolado pode dar uma impressão que outros textos ajudam a entender melhor. Assim, por exemplo, Marcos 16.16 parece colocar o batismo como requisito para a salvação, quando muitos outros textos (como Ef 2.8-9, Tt 3.5 e 1Co 1.10-17) mostram bem claramente que a salvação decorre tão somente da fé. Em outras palavras, os outros textos permitem uma compreensão mais profunda de Marcos. Muitas doutrinas equivocadas nascem do esquecimento deste princípio.

6. Interprete sua experiência à luz da Bíblia e não o contrário.
As experiências de cada um são importantes para o crescimento na fé. No entanto, estas experiências devem ser interpretadas à luz da Bíblia. Fazer o contrário pode levar a equívocos perigosos, tornando menor a verdade revelada por Deus.

7. Lembre-se que a Bíblia é um registro progressivo da verdade de Deus.
A natureza de Deus não muda (Ml 3.6; Hb 13.8). Contudo, ele pode modificar o modo como seu plano será realizado (Jn 3.9-10).

Fonte: www.prazerdapalavra.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário