Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

7 de julho de 2011

CAIM CASOU COM QUEM?

 
 Pr. Rodrigo M. de Oliveira
 
“E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu e teve a Enoque; e ele edificou uma cidade e chamou o nome da cidade pelo nome de seu filho Enoque”, Gn 4:17.

Por esse versículo dá a entender que nesse tempo já havia muitas pessoas vivendo aqui na terra, não somente Adão, Eva, Caim e Abel (que já havia sido assassinado), pois Caim edificou uma CIDADE. Prá que cidade se não existisse moradores? Só para Caim e sua família bastava uma casa, e não uma cidade.

Caim mesmo após matar a seu irmão e ser repreendido pelo Senhor, disse: “... e será que todo aquele que me achar me matará”, Gn 4:14. Quem é esse TODO a que Caim estava se referindo? Só pode ser outros moradores da terra, irmãos, primos, ou sobrinhos seus.

É possível que quando Caim matou Abel, já estivesse casado. (A Bíblia não diz que sim nem que não)

DA ONDE ENTÃO SURGIRAM ESSES MORADORES SE A BÍBLIA REGISTRA APENAS ADÃO, EVA, CAIM E ABEL? OBSERVE A NARRATIVA BÍBLICA:

“E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um varão”, Gn 4:1.

“E teve mais a seu irmão Abel...”,Gn 4:2a. Sabemos que nenhum ser humano tem um filho hoje e outro amanhã, portanto entre o nascimento de Caim e Abel se passaram no mínimo quase um ano.
“... e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra”, Gn 4:2b. Naturalmente Caim e Abel cresceram como qualquer outra criança, o que passaram sem dúvida MUITOS ANOS desde o nascimento até terem uma profissão.
O que aconteceu nesses anos em que Caim e Abel foram crescendo? Aconteceu a coisa mais natural que existe entre um casal, “Adão e Eva continuaram tendo filhos E FILHAS”, Gn 5:4.
“E aconteceu, AO CABO DE DIAS, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor”, Gn 4:3. O que quer dizer “cabo de dias?”. Significa que mais algum tempo se passou, enquanto isso os outros filhos e filhas de Adão e Eva foram crescendo e se tomando adultos.

Veja isso agora:

“Macho e fêmea os criou, e os abençoou, e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados. E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho a sua semelhança, conforme a sua imagem, e chamou o seu nome SETE”, Gn 5:2,3. Veja esses versículos com atenção, essa narração diz que Deus criou o homem e a mulher, eles tiveram UM filho e colocaram nome de Sete. Porque colocaram o nome de Sete nesse versículo se sabemos que ANTES de Sete nasceram Caim e Abel? 

Foi porque Abel já estava morto, e Caim foi rejeitado por Deus, por isso a Bíblia relata principalmente os nomes das pessoas que são importantes para a história da salvação.

Em Gn 5:4 diz: “E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou “FILHOS E FILHAS”.

É por isso que os nomes dos outros filhos e filhas de Adão e Eva não serem mencionado nas escrituras. Foi citado apenas os personagens principais da história da humanidade, MAS JÁ HAVIA MUITAS OUTRAS PESSOAS QUE NUNCA FORAM CITADAS POR NÃO FAZEREM PARTE DO PROPÓSITO DE DEUS PARA A SALVAÇÃO DA HUMANIDADE.

Também é possível supormos que o próprio Abel já fosse casado, antes de ser assassinado por seu irmão.
Visto que Deus começou a humanidade apenas com um homem (Adão) e uma mulher (Eva), CLARO que os primeiros casamentos só poderiam ser feitos ENTRE IRMÃOS, já que não existia outra pessoa com quem se casar.
Para os que acham que ISSO É UM ABSURDO e que SERIA CONTRA a vontade de Deus, veja Gn 7:7: “E entrou Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele na arca, por causa das águas do dilúvio”. Como foi que a humanidade se multiplicou novamente APÓS o dilúvio? Pois só ficou viva a família de Noé. Não foi através do casamento entre parentes? Se Deus fosse contra essa prática ele teria deixado pelos menos DUAS famílias diferentes na arca, como também teria criado dois homens e duas mulheres no princípio.
Não diz a Bíblia também que ABRAÃO ERA CASADO COM SUA PRÓPRIA IRMÃ? Veja Gn 20:12: “E, na verdade, é ela também minha irmã, FILHA DE MEU PAI, mas não da minha mãe; e veio a ser MINHA MULHER”. E não foi ele o escolhido por Deus, e o nosso “Pai na fé?”
E quando Abraão já era de idade avançada, onde foi que ele fez seu servo prometer que ia buscar uma esposa para Isaque? Não foi no meio dos seus parentes? “... mas que irás à minha terra e à minha parentela e dai tomarás mulher para o meu filho Isaque”, Gn 24:4.
Caim se casou com uma irmã ou com uma sobrinha! Veja em Gên. 5:4 que Adão e Eva tiveram "filhos e filhas..."! E muitos...! Note que a genética não era tão danosa e maléfica como hoje que é cada vez pior. Além do mais, não nos esqueçamos do mandamento de Deus para o único casal: "...frutificai e multiplicai-vos..." (Gên. 1:28). Tal ordem só poderia ser obedecida com casamentos dentro do primeiro núcleo familiar... 

Recapitulando: Aos 130 anos Adão/Eva geraram Sete. Adão viveu 800 anos depois que Sete nasceu; teve filhos e filhas ( Gen. 5:4). Quantos? Ninguém sabe. Muitos. Adão viveu quase um milênio; 930 anos. A gênesis bíblica só a história de homens. As Mulheres não entram em genealogia. Por conseguinte, não se sabe quantas filhas foram geradas por Adão, se antes ou depois de seu filho Sete fica então a explicação dada a cima.

O casamento entre os irmãos germanos fora permitido por Deus para que a Terra fosse povoada. Foi por isso que Caim conheceu sua mulher e teve um filho. A súbita menção da mulher de Caim não cria problema, porquanto Adão e Eva tiveram muitos filhos e filhas, além dos três primeiros cujos nomes lhe foram dados. 
Os primeiros habitantes da terra não tiveram outra alternativa, senão casarem-se com seus irmãos e irmãs...

Você talvez vai ignorar este casamento, mas não deve esquecer que a proibição de casamento com parente próximo, veio só 2.500 anos depois, Lv 18.6.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário