Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

26 de fevereiro de 2011

QUEM FOI O REI JEÚ? - CURIOSIDADES BÍBLICAS


JEÚ REI DE ISRAEL OU JUDÁ AOS PÉS DE SALMANASAR REI DOS ASSIRIOS

Jehu (יְהוּא "Jeová é ele", hebraico: Yehu) foi o décimo rei de Israel, filho de Josafá,[1] e neto de Ninsi.

Ele foi o 11º rei de Israel se contarmos a partir de Is-Bosete, o filho de Saul, e o décimo se contarmos a partir de Jeroboão I. Jeú reinou sobre o Reino do Norte entre os anos de 877 a 904 a.C , ou seja, por 28 anos.

Ele era um dos generais do exército de Israel e não descendia da nobreza.
Pouco antes da morte do rei Acabe, de Israel, Deus ordenara que o profeta Elias ungisse três homens, da seguinte forma:
1) Eliseu, para ser o sucessor do próprio Elias.
2)Hazael, para ser rei da Síria.
3)Jeú, para ser rei de Israel.
Elias cumpriu as duas primeiras determinações de Deus, porém não conseguiu cumprir a terceira. Desta forma, Jeú só veio a ser ungido rei de Israel posteriormente, pelo profeta Eliseu, o substituto de Elias (1Reis 19.15,16).
A unção de Jeú não ocorreu durante o ministério de Elias por que ainda não havia chegado o momento em que Jeú seria o rei de Israel. Quando Acabe morreu, foi seu filho Acazias quem assumiu o trono do Reino do Norte. Quando Acazias morreu, foi Jorão, seu irmão mais moço e outro filho de Acabe, quem assumiu o trono israelita e, finalmente foi o próprio Jeú quem exterminou a família e a descendência de Acabe para, ao final, assumir o trono de Israel (1Reis 21.27-29).

Depois de matar Jorão, Jeú dirigiu-se para Jeezreel. Ali, foi ao palácio real, e encontrou Jezabel, mãe de Jorão e viúva de Acabe.
Ao ver Jeú, Jezabel sarcasticamente perguntou-lhe: “Foi tudo bem com Zinrí, o assassino de seu senhor?”. No entanto, Jeú não deu importância ao sarcasmo de Jezabel e mandou que seus soldados a atirassem à rua, pela janela. Ela morreu na queda.
Ainda não satisfeito com isso, Jeú desceu as escadas até o jardim, montou em seu cavalo e pisoteou o corpo de Jezabel, salpicando de sangue as paredes do palácio. Depois, entrou novamente no palácio e foi comer e beber tranqüilamente, enquanto na rua alguns cães famintos estraçalhavam o corpo de Jezabel. Essa morte terrível que teria a rainha Jezabel havia sido predita por Elias (1Reis 16.8-20; 21.23; 2Reis 9.30-37).
Jeú deu prosseguimento ao extermínio de toda a família e descendência de Acabe, não deixando vivos nem mesmo os filhos de Atalia (filha de Acabe e Jezabel), que era a esposa de Jeorão, rei de Judá ou do Reino do Sul (2Reis 10.1-17), depois de exterminar toda a descendência de Acabe, Jeú passou a exterminar os adoradores do falso deus Baal, Jeú também mandou derrubar e destruir o ídolo de Baal e todos os objetos de adoração desse deus pagão (2Reis 10.18-28; 17.16; 2Crônicas 28.2; Jeremias 32.29).
Infelizmente, depois de Jeú destruir tudo o que lembrase a adoração ao deus baal o mesmo Jeú permitiu que continuasse a adoração ao bezerro de ouro. Assim, o Reino do Norte permaneceu na idolatria durante todo o reinado de Jeú.
Enquanto reinou, Jeú esteve em constante guerra com Hazael, o rei da Síria, após a sua morte o seu filhoJeocaz foi coroado rei de Israel e reinou por 17 anos em Samaria (2Reis 13.1).

* sites de pesquizas msevangelico.com.br e wikipedia
 
 

3 comentários:

  1. Muito bom este comentário sobre jeu, gosto muito destes comentários.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse comentário.Pra quem não conhece a história, esclarece bastante.

    ResponderExcluir
  3. bom mas a escritura fala que elizeu cumpriu a 2 profecia tambem ou eu li errado?

    ResponderExcluir