Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

16 de agosto de 2010

ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE OS PRINCIPAIS RAMOS DO CRISTIANISMO


Podemos dividir o Cristianismo em grandes grupos:
·         Catolicismo
·         Ortodoxa
·         Anglicana ou Episcopal
·         Protestantismo ou Evangélicos

CRISTIANISMO
O cristianismo, nascido na Judéia e primeiro difundido no Oriente próximo, foi pregado no mundo mediterrâneo pelos Apóstolos, logo após a morte de Jesus. O apóstolo  Pedro foi o primeiro bispo de Roma, mas o verdadeiro fundador da Igreja Cristã foi o apóstolo Paulo, que divulgou ativamente as novas doutrinas na Ásia Menor, na Grécia e na Itália. Depois de ter sido perseguido, o cristianismo tornou-se religião do Estado sob Constantino I (edito de Milão, 313).
Jesus pregou que a mensagem de Deus deveria se ensinar a toda a humanidade, e não apenas ao povo eleito como diziam os judeus. A comunhão de bens, a partilha do pão e o batismo eram alguns dos ensinamentos de Jesus aos seus apóstolos e seguidores, que formavam uma pequena comunidade perto de Jerusalém. 

Divergências entre cristãoderam origem a várias denominações religiosas.














DENOMINAÇÕES E DEFINIÇÕES

CATOLICISMO
A Igreja Católica, chamada também de Igreja Católica Romana e Igreja Católica Apostólica Romana, é uma Igreja cristã com aproximadamente dois mil anos, colocada sob a autoridade suprema do Papa. Após a morte e ressurreição de Cristo, seus apóstolos começam a organizar uma religião, com hierarquia e regras.

GRANDE CISMA
O Grande Cisma do Oriente, também chamado de Cisma do Oriente ou Cisma Ocidente-Oriente, foi o cisma que separou definitivamente a Igreja Católica Romana e a Igreja Católica Ortodoxa. O cisma ocorreu no século XI, mais especificamente no ano de 1054, na cidade de Constantinopla. A Igreja Católica cresceu e tornou-se religião oficial do Império Romano, que se dividiu em Ocidental e Oriental. O papa romano e o patriarca de Constantinopla passaram a disputar poder, que gerou o cisma.  

ORTODOXOS
A Igreja Ortodoxa, também conhecida como Igreja Católica Apostólica Ortodoxa ou Igreja Ortodoxa Oriental, é uma das principais Igrejas cristãs da atualidade. A Igreja Ortodoxa vê a si mesma como a verdadeira igreja instituída por Jesus Cristo, e a seus líderes, sucessores dos apóstolos. No todo sua doutrina é semelhante à da Igreja Católica; preserva os sete sacramentos, o respeito a ícones e o uso de vestes litúrgicas nos seus cultos (denominados de divina liturgia). Seus fiéis são chamados de cristãos ortodoxos. Crêem que o Espírito Santo só procede do Pai, e não do Pai e do Filho como os católicos.

REFORMA PROTESTANTE 
Em 1517, na Alemanha, o professor e monge Martinho Lutero publicou “95 Teses” criticando a condução do cristianismo, como a venda de um lugar no paraíso (as indulgências). John Wyclif, Jan Huss e João Calvino também queriam uma Igreja mais “racional”. Elas se propagaram rapidamente, mesmo com a intervenção da Igreja. Lutero foi apoiado por parte da população e pela nobreza que, desejosa de conquistar novas terras sob domínio de Roma (na região da atual Alemanha), o protegeram da perseguição do papa, poupando-o da fogueira, mas não da excomunhão. 

LUTERANOS
Uma das principais preocupações de Martinho Lutero, era que todas as pessoas pudessem ler o livro no qual os ensinamentos católicos estariam escritos e assim poderem tirar suas próprias conclusões. Sendo um dos privilegiados a ter acesso a uma BíbliaLutero desenvolveu nova visão teológica lendo as palavras de Romanos 1.17:  "O justo viverá por fé". Segundo sua interpretação, dizia que o perdão e a vida eterna não são conquistados por nós mediante boas obras, mas nos são dados gratuitamente por meio da fé em Jesus Cristo, O Filho de Deus, que morreu e ressuscitou para perdão de toda a humanidade.

ANGLICANOS
A religião surgiu por causa do rei Henrique VIII, que queria se divorciar, o que não era permitido pelo papa. Ele nomeou-se “Chefe Supremo da Igreja da Inglaterra” e rompeu com os católicos de Roma.  Esta separação, não obstante tenha acontecido por interesses pessoais e políticos, era um velho sonho da Igreja da Inglaterra, que nunca tinha aceito plenamente a dominação Romana. Não se pode, portanto, atribuir a Henrique VIII o título de fundador da Igreja Anglicana.

ANABATISTAS
Só adultos são batizados. Os anabatistas eram conhecidos como a “ala radical” da Reforma Protestante. Pacifistas, eles se recusam a portar armas, usar espadas ou até mesmo prestar serviço militar.

AMISH
Grupo cristão dos Estados Unidos e Canadá  adeptos do isolamento. Os amish evitam contato com o mundo exterior: é proibido o uso de equipamentos eletrônicos como telefones e automóveis e pratica-se o casamento intra-religioso. 

BATISTAS
Caracterizam-se pela rejeição ao batismo infantil, optando em seu lugar pelo batismo de fé, sempre através da imersão. O nome é derivado de uma comissão para que os seguidores de Jesus Cristo fossem batizados, os batistas interpretam o batismo — imergir em água — como uma exposição bíblica e pública de sua . Só os cristãos adultos, já conscientes de seus atos, podem ser batizados, mas o ato não é obrigatório para a salvação. Para os batistas, o crente deve escolher por sua própria consciência servir a Deus .

METODISTAS
Tem origem Anglo-Americana, organização através do reverendo inglês John Wesley que enfatizou o estudo metódico da Bíblia, e buscando a relação pessoal entre o indivíduo e Deus. Iniciou-se com a adesão de egressos da Igreja Anglicana e Presbiteriana, bem como de dissidentes da Igreja Episcopal Americana. John Wesley deixou a Igreja Anglicana para pregar nas ruas da Inglaterra e fez vários discípulos, que criaram uma nova denominação. Na doutrina metodista, a Bíblia está no centro das fontes de conhecimento teológico. Aceita o batismo simbólico das crianças, a cura divina, defende ser a palavra de Deus suficiente para a salvação. Rejeita a predestinação e acredita na manisfestação do Espírito Santo. 

CALVINISTAS
O Calvinismo é tanto um movimento religioso protestante quanto uma ideologia sociocultural com raízes na Reforma iniciada por João Calvino em Genebra noséculo XVI.  João Calvino queria uma religião com maior observância à Bíblia e princípios morais mais rígidos. Uma das doutrinas do calvinismo é a da predestinação: alguns humanos já nascem salvos, enquanto outros não.  Os calvinistas são representados no Brasil pelas Igrejas Presbiterianas.

PENTECOSTAIS
Corrente surgida nos Estados Unidos no início do século XX, em reação à falta de fervor evangélico entre os metodistas. Rapidamente propagou-se não só pelos Estados Unidos, mas nos países do terceiro mundo. Aceitam manifestações do Espírito Santo, como a capacidade de profetizar, de curar doentes, de fazer milagres e de falar línguas. 

NEOPENTECOSTAIS
Na década de 70 do século XX a Igreja Neopentecostal surgiu de uma corrente religiosa que pregava rituais de exorcismo, cura e prosperidade. Nessa prosperidade está a teologia que assegura a felicidade e o sucesso que devem ser encontrados na vida. Uma corrente mais ortodoxa afirma que as Igrejas Neopentecostais não são evangélicas, mas seitas. Também crêem que o Diabo é o responsável por tudo de mal

PSEUDOCRISTÃS:

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
O movimento religioso conhecido por Testemunhas de Jeová assume-se como uma religião cristã não-trinitária (Pai, Filho e Espirito Santo).  Não crêem na divindade de Jesus Cristo e nem na Santíssima Trindade. Afirmam adorar exclusivamente a Jeová (Deus). Entre alguns dos pontos polêmicos defendidos por eles, está a proibição da transfusão de sangue entre os fiéis.
A organização das TJ não pode ser considerada uma religião cristã porque viola as três doutrinas essenciais do Cristianismo. A Bíblia diz que Jesus é Deus em carne, que Jesus ressuscitou da morte no mesmo corpo em que Ele morreu e que a salvação é pela graça mediante a fé. A organização Torre de Vigia contraria todas as três.

RESTAURACIONISMO
Os teólogos divergem quanto à classificação de testemunhas, adventistas e mórmons. Alguns afirmam que vieram da insatisfação de protestantes de várias correntes,que queriam “restaurar” o cristianismo original nos EUA

MÓRMONS
A comunidade mórmon assume-se como uma religião cristã restauracionista, e segundo os Mórmons, o termo Mórmon inicialmente era o nome de um local onde o profeta Alma ensinou o Evangelho de Jesus Cristo ao povo do Rei Noé que vivia na terra de Leí-Néfi próximo ao ano 146 a.C. Mórmon também se refere ao profeta historiador que viveu nas Américas aproximadamente no ano de 321 d.C..  Conhecida como Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O batismo é feito em uma fonte especial, sobre 12 bois, que representam as 12 tribos de Israel.
O mormonismo não é uma religião cristã porque nega que existe somente um Deus; nega o verdadeiro evangelho; nega que Jesus é o criador; adiciona obras à salvação; distorce os ensinos bíblicos sobre a redenção e desmoraliza a autoridade e confiabilidade da Bíblia. 

ESPIRITISMO
A doutrina espírita é definida como uma religião, ciência e filosofia que se destina a interpretar os ensinamentos de Cristo e as verdades universais, embasadas na lei de "causa e efeito", na imortalidade da alma, na justiça divina e na razão. É uma corrente de pensamento — nascida em meados do século XIX — que se estruturou a partir de diálogos estabelecidos entre o francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, também conhecido como Allan Kardec, e as manifestações espontâneas e inexplicáveis que ocorriam na sociedade parisiense de espíritos de pessoas desencarnadas, a manifestar-se através de diversos médiuns. Segundo muitos de seus estudiosos, a doutrina espírita é cristã. Todavia, embora fale muito de Jesus, tenha um evangelho paralelo e faça muita caridade, o espiritismo não é religião cristã, pois não aceita a Trindade, formada pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo., além de outras distorções das Escrituras.

CONGREGAÇÃO CRISTÃ
É  vista por alguns como uma seita, por outros , como um movimento contraditório.  A CCB ensina que o Espírito Santo dirige tudo, e não é necessário se preparar, examinar ou meditar nas Escrituras Sagradas. Ensina que Jesus é parte da Santíssima Trindade, porém é um “deus” que não perdoa adultério, e se personifica na boca dos pregadores da CCB na hora da Palavra. Quanto à doutrina da salvação, admitem que para alguém ser salvo precisa ser batizado nas águas ("em nome de Jesus" e para purificação de pecados) e fazer parte de sua organização religiosa adotando seus costumes e práticas, mantendo-se fiéis aos mesmos.

ADVENTISTAS
Fundada nos Estados Unidos no século 18 por Willam Miller. No início a principal pregação da igreja foi a volta de Jesus Cristo no ano de 1844. Apesar da promessa não realizada, a igreja prosperou. Chegou no Brasil em 1894. Os adventistas pregam o retorno de Jesus Cristo. Alguns crêem no sono da alma entre a morte e a ressurreição, e outros fazem a guarda do sábado, dia em que não podem trabalhar. Evitam carne e narcóticos. Jesus é o Arcanjo Miguel, porém continua sendo Deus juntamente com o Pai.


Serão salvas as pessoas de religiões não cristãs?

Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6).
Em outra ocasião, Jesus afirmou: "Se não crerdes que eu sou, morrereis nos vossos pecados" (João 8:24).
Jesus enviou seus discípulos para pregar a todas as nações, ordenando a cada homem que se arrependa e obedeça ao evangelho (Mateus 28:18-20).
Paulo disse que Deus ordena a todos os homens, em qualquer lugar, que se arrependam, porque o mundo será julgado por Jesus Cristo (Atos 17:30-31).
O mínimo que pode ser dito é que Jesus declarou ser o caminho exclusivo da salvação para todas as pessoas, de todas as raças, em todas as nações.
Você pode decidir rejeitar isto, mas já não crerá mais em Jesus, se fizer isso.
Há um só Deus, um só Salvador, um só Senhor, um único caminho da salvação, um só evangelho, uma única esperança (veja Efésios 4:4-6).
“Pela graça sois salvos, mediante a fé” (Ef 2,8). 
"...Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e tua casa" - Atos 16.31.
Somente através da nossa fé, pura e incondicional, é que obteremos a salvação, mediante Jesus Cristo.
"Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá" (João 11.25). Não há outro caminho e nenhuma outra verdade além desta (João 14.6). Não adianta esperar uma outra existência, pois esta é a única oportunidade. Jesus, somente Ele, é quem nos dá a vida eterna: 
"Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão" (João 10.28). 
"Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Romanos 10.13).

A Doutrina Cristã é aquela pregada por Jesus e por seus discípulos, cujos princípios de Deus estão presentes desde a eternidade e declarados na Bíblia.



Um comentário:

  1. Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que "adventista" é um termo amplo, e abarca muitas e diversas igrejas nascidas do mesmo movimento adventista que varreu as igrejas evangélicas no século XIX. Por isso o texto diz que uns acreditam nisso e outros não naquilo, o que naturalmente leva ao erro de interpretação de que os adventistas não possuem um código doutrinário específico. Isso é errado; entre os adventistas do sétimo dia, um ramo específico do adventismo, todo o seu credo e doutrina está exaustivamente explicado no livro Nisto Cremos (Casa).

    Em seguida, afirmar que o adventismo é pseudocristão é errado. O pr. batista George Paxton, em seu livro O Abalo do Adventismo (Juerp), afirma que o credo adventista é, essencialmente, cristão, porque eles acreditam na Trindade, nascimento virginal de Cristo, vida sem pecado, morte vicária, salvação pela graça. Parafraseando o pastor Paxton, esse não é um credo de uma igreja pseudocristã.

    Os adventistas possuem, assim como todos os demais ramos do cristianismo, suas peculiaridades; mas, por causa delas, afirmar que são pseudocristãos, é o mesmo que dizer o mesmo dos batistas, que são arminianos de quatro pontos, deixando de reconhecer a plenitude do ensino de Tiago Armínio.

    Para ficar com duas delas:

    Várias igrejas praticam a guarda do sábado, por exemplo, como os batistas do sétimo dia. Até 20 anos atrás, a Igreja Etíope, a mais antiga igreja cristã organizada que se tem notícia, fundada de acordo com a tradição pelo eunuco da corte de Candace, batizado por Filipe, guardava o sábado como seu dia litúrgico.

    Várias outras igrejas também ensinavam que a morte era um estado de sono, igrejas que Calvino combateu como heresia (porque, basicamente, ensinavam o que ele discordava, algo até comum nas obras calvinistas) em sua obra Psicopaniquia.

    Quanto a Jesus Cristo ser o Arcanjo Miguel, isso é de natureza simbólica, e não real. Miguel é tipo de Cristo, tanto quanto Adão o era, Melquisedeque o era, Moisés o era. Sugiro que procure o livro Questions on Doctrine, escrito por alguns dos principais teólogos adventistas do sétimo dia.

    ResponderExcluir