Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

2 de dezembro de 2009

CUIDADO COM OS PROVÉRBIOS FALSOS


Atos 17:10, 11- E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus. Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.  - “1 Ts 5:21 – julgai todas as coisas, retende o que é bom
Muitas frases são ouvidas repetidamente na igreja e no meio evangélico, que os menos avisados e ainda não conhecedores da Palavra de Deus, passam a acreditar que essas frases são bíblicas, e passam a repeti-las a outras pessoas.
É importante conhecer o que verdadeiramente a Bíblia diz, antes de repetir tudo o que vem aos nossos ouvidos.
Submeta tudo ao crivo da Palavra de Deus. Por exemplo:
1.   “Deus tarda, mas não falha”.
Evidentemente Deus não tarda, (Hebreus10:37 -
Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de ir virá, e "não tardará").
É provável que alguns façam uso de alguns textos como: Habacuque 2.3 - Porque a visão é ainda para o tempo determinado, e até ao fim falará, e não mentirá. Se tardar, espera-o; porque certamente virá, "não tardará" ou Mt 25.5 "E tardando o Esposo, tosquenejaram todas e adormeceram, etc.
Aparentemente, pode parecer que Ele "tarda", porém Ele "não tarda", Deus tem o tempo certo para todas as coisas.
A) Para as virgens, Mt 25.5, "este tardar", está inserido na concepção humana, Lc 12.45,46.
B) Na parábola do juiz iníquo, Lc 18.7, o próprio Jesus declarou que para alguns Deus tarda, porém, acrescentou que "depressa" ele atende, Lc 18.7,8.

2.   “A voz do povo é a voz de Deus”.
Essa frase anti bíblica e extra bíblica, oriunda do latim vox populi, vox Dei, como se fosse bíblica! Quando Jesus andou na terra, a opinião do povo a seu respeito era variada. Uns o consideravam pecador (Jo 9:16) ou endemoninhado (Mt 12:24), e outros criam que era um profeta (Mt 16:13,14). Enquanto isso, a voz de Deus ecoava: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo" (Mt 3:17). Por certo a voz do povo não é a voz do Senhor.
3.   “Diga-me com quem tu andas, e eu te direi quem és”.
Até pregadores usam essa frase como se fosse bíblica. Alguém já chegou a dizer acerca dela: "Não está na Bíblia? Então deveria estar!" Bem, a Bíblia apresenta versículos parecidos, que podem ser usados em lugar da frase em questão: "O homem violento persuade o seu companheiro, e guia-o por caminho não bom" (Pv 16:29); "Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus. Evita-o, não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo" (Pv 4:13,14).
Esta declaração não contém uma declaração plena, pois, José conviveu com pecadores no Egito e nunca se contaminou, Daniel conviveu num ambiente paganizado e vil como em Babilônia e não se contaminou com os manjares do rei, e o que dizer de Jesus, que andou com os pecadores e nunca cometeu uma falta?

4.   “Não cai uma folha de uma árvore, sem que Deus permita”.
A Bíblia mostra claramente que Deus é o Controlador da natureza. Em Isaías 40:12-31, vemos como tem o Universo em sua mão e faz o que lhe apraz. Apesar disso, a frase em questão não é um versículo bíblico!
5.   “Deus disse”.
A primeira afirmação de que Deus disse, quando na verdade, Deus não disse, está em Gênesis 3.2,3 – “E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do Jardim comeremos; Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem tocareis, para que não morrais”. O que realmente Deus disse? Gênesis 2.17 – “Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.
6.   É muito comum ouvirmos alguém citar este versículo: “Disse Jesus: No mundo tereis aflições, mas, tende bom ânimo, eu venci o mundo, e {‘vós vencereis também’}”.
É claro que através da vitória de Cristo todos os seus seguidores autênticos, nascidos de Deus (I Jo 5:4), se tornam mais do que vencedores (Rm 8:37). Não obstante, as palavras de Jesus em João 16:33 foram apenas:
"Tenho-vos dito isto para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo". O complemento "e vós vencereis" é um acréscimo às palavras de Jesus, prática proibida na Bíblia (Ap 22:18). O que realmente Jesus disse? “No mundo tereis aflições, mas, tende bom ânimo eu venci", (João 16.33 - parte b). A vitória do cristão foi conquistada por Jesus e consolidada definitivamente, quando o Senhor declarou no alto do calvário: “Pai está tudo consumado”, João 19.30. O povo de Deus não vai ser vencedor, os eleitos de Deus, são mais que vencedores. Rm 8.37 - “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou."
7.   “Jesus é a Rosa de Sarom e o Lírio dos Vales”.
Existem hinos, inclusive, que contém esta afirmação. Esta afirmação está fundamentada equivocadamente em Cantares 2.1 - "Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales". Aqui fala a donzela sulamita, ela se compara às flores simples dos campos, pois está acostumada à aristocracia de Jerusalém. Sarom é a planície litorânica imediatamente ao sul do monte Carmelo, (Nota: Bíblia pentecostal, página 984).
8.   “Paulo caiu do cavalo”.
Não podemos afirmar o que a bíblia não diz, se fundamentando apenas na lógica ou suposições, Lucas diz que Saulo "caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, porque me persegues?”, Atos 9.4.
9.   “ Antes do encontro com Cristo, ele era ‘Saulo’, depois do encontro, ele foi transformado e teve o seu nome mudado para ‘Paulo’.”
Existe inclusive um belo hino na Harpa Cristã, nº 196, segunda estrofe que diz: Mui zeloso pela lei foi "Saulo", perseguia o povo de Deus, mas, transformado foi em um "Paulo", pois achou ele a "Rosa dos céus".
É que algumas pessoas na Bíblia, tiveram o seu nome mudado, por exemplo:
a) - Abrão, teve o seu nome mudado para "Abraão", Gn 17. 1,5;
b) - Sarai, teve o seu nome mudado para "Sara", Gn 17.15;
c) - Jacó, teve o seu nome mudado para "Israel" Gn 32.27,28;
Porém, "Saulo”, não teve o seu nome mudado para "Paulo". Pois, Paulo era o nome romano de Saulo de Tarso.

10.        “No céu, seremos anjos”.
Alguns  afirmam que Jesus fez esta afirmação, porém, não foi isto que Jesus declarou, Ele disse que no céu seremos "como" os anjos de Deus no céu, Mt 22.30.
11.        “Deus cegou o entendimento dos incrédulos”.
É Deus que cega o entendimento dos incrédulos?! A Bíblia diz: "... o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" (2Co 4:4). Esse "deus" é o diabo, e não o Deus verdadeiro que ilumina os que estão em trevas (Jo 8:12; 1Jo 1:7). 
12.        “A palavra de Deus se "renova" dia após dia”.
Não está escrito, que a "Bíblia" se renova e sim as "misericórdias" do Senhor, -  Lamentações 3.21,22.
13.        “Quem não vem pelo amor, vem pela dor”.
É verdade que muitas pessoas, depois de passar por uma dolorosa experiência, entendem a vontade de Deus (Dn 4:30-37; At 9). Mas isso não é uma regra. Existem pessoas que nem mesmo pela dor se arrependem. Por isso, a Palavra de Deus alerta: "O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será derrubado de repente sem que haja cura" (Pv 29:1).
14.        “Quem canta, seus males espanta”.
Se a referência for a I Samuel 16.23, aqui Davi não "cantava", ele "tocava" a sua harpa e o espírito maligno deixava de perturbar, não a Davi, mas, ao rei Saul.
15.        “O cair é do homem, mas o levantar é de Deus”.
É comum o uso dessa frase para animar irmãos que fracassam na fé. Quem a usa, tenta demonstrar que a pessoa caída não precisa se preocupar. Deus a levantará em tempo oportuno. Entretanto, se o homem não tomar uma posição, levantando-se, tal como o filho pródigo, Deus não o socorrerá (Lc 15:17-24).
O texto de Tiago 4:8 mostra que o primeiro passo deve ser dado pelo homem. A Bíblia não diz: "Quando Deus se chegar a ti, chega-te para ele". O homem precisa ter atitude. Em toda a Escritura, observa-se que Deus convida o homem a se levantar, pois o cair é do homem, e o levantar também é do homem (Pv 24:16; Ef 5:14).

16.        “Deus escreve certo, por linhas tortas”.
Esta declaração não se encontra nas Escrituras Sagradas.
17.        “Paulo, era casado e o nome da sua esposa era ‘Silas’.”
Para quem pensa que Paulo era casado e o nome de sua esposa era Silas, está totalmente equivocado, pois, "Silas" era um notável membro da igreja cristã, cidadão romano, (At 15.22), e companheiro de Paulo no trabalho do Senhor  (At 15:22,27,34,40; 16:19,25,29: 17:4,10).
18.        “Jesus disse: Onde estiverem duas, três ou "mais pessoas" reunidas em meu nome, eu estou no meio deles”.
Outra vez não encontramos o registro nas Escrituras de tal declaração, o que está escrito em Mateus 18.20 é: “Porque onde estiverem "dois ou três" reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”.

19.      "Deus odeia o pecado, mas ama o pecador".

Esta frase, por mais que seja proferida e repetida, é uma forma simplista de expressar uma situação complexa, pois realmente é impossível separar o pecado do pecador, como se o pecado fosse uma entidade com vida independente, que apenas se utiliza do corpo e da mente do praticante. Em Romanos 9.11-18 a Bíblia fala do "aborrecimento" (ódio) de Deus contra Esaú, contrastando com o amor derramado sobre Jacó. Mas a Palavra de Deus expressa em outras ocasiões (além desse caso específico, de Esaú e Jacó) o ódio ("aborrecimento") de Deus a pecadores. Isso ocorre, porque ele é tanto JUSTIÇA como AMOR. Por exemplo, no Salmo 11.5, lemos "O Senhor prova o justo e o ímpio; a sua alma odeia ao que ama a violência". Veja que ele não odeia somente a violência (inexistente, sem o praticante), mas "ao que ama a violência" - uma pessoa, o pecador.
JULGAI TODAS AS COISAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário